TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Mental

Dissertações: Saude Mental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2012  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 2

egime aberto, evitando-se assim o agravamento dos quadros psicopatológicos e a conseqüente necessidade de recorrer aos manicômios. Pelas suas características os CAPS possibilitam que o tratamento em saúde mental seja realizado preservando as relações dos usuários com seus familiares e a comunidade, mantendo seus vínculos sociais sem o isolamento das longas internações nos hospitais psiquiátricos. A portaria N° 336/2002 do Ministério da Saúde define portes diferenciados para o CAPS a partir de critérios populacionais. O CAPS de Aimorés, porte I, é responsável pelo atendimento a uma população estimada de 26.005 habitantes (SIAB/2010) – cidadãos da zona urbana e rural. Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando acompanhamento clínico e psiquiátrico, reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

3.2 – Objetivos Pedagógicos: propor ao aluno, possibilidades de intervenção profissional no espaço institucional, vislumbrar o exercício profissional através de observação, intervenção, e participação no atendimento à população, usuária do serviço de Saúde Mental, atendida pelo Serviço Social. Participar ativamente das políticas Sociais implantadas na instituição, como autor e ator utilizando da instrumentalização do exercício profissional tendo espaço e abertura, como liberdade de atuação dentro da referida unidade, para executar e introduzir ações que assim decorrer na sua atuação.

3.3 - Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido: Característica de Município de interior, sem indústria, empregos públicos: Municipal e Estadual e poucos no âmbito Federal. População envelhecida, os jovens saem para trabalhar e estudar fora, alto índice do uso de Substância química, Lícita e ilícita. Alto índice de adolescentes, sujeito em conflito com a lei, Número elevado de homicídios de adolescentes nas idades de 14 a 20 anos. Alguns bairros críticos: Matriz, Betel, Morro do Anésio, Morro da Caixa D água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com