TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.005 Palavras (25 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

RESUMO

Esse trabalho foi desenvolvido através de pesquisa sobre a doença que cada vez mais está se tornando o famoso mau do século, o Diabetes. O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Vamos abordar sobre o Diabetes Mellitus, que é uma condição crônica de saúde de início súbito que se desenvolve mais frequentemente em crianças e adolescentes. Os portadores de diabetes necessitam de auxílio dos familiares para realizar o controle e o seguimento do tratamento. Esse estudo teve como objetivo conhecer a experiência de pais com crianças e adolescentes diabéticos em relação à alimentação dos seus filhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista na UBS (Unidade Básica de Saúde) na cidade de Pirapora/MG. Foram observados como os pais contribuem para o tratamento médico de seus filhos portadores de Diabetes Mellitus Tipo I, sendo todos cadastrados no programa Hiperdia e que recebiam insulina através do Sistema Único de Saúde. As questões norteadoras foram: Como é o dia em relação à doença e à alimentação de seu filho, depois da descoberta da patologia houve modificação na vivência com seus filhos e o que pensa sobre a terapia nutricional de seu filho. Os resultados deste trabalho revelaram a mudança na dinâmica familiar após o diagnóstico da doença, observou-se, através dos relatos, que a maior dificuldade era em relação à alimentação e que havia mudanças nos hábitos alimentares. Os pais relataram não se sentirem preparados para lidar e conviver com a doença. De acordo com os resultados enfatiza-se a importância dos profissionais de nutrição conhecer a vivência dos pais em relação à alimentação de seus filhos para que possam ajudar e orientar estes na terapêutica nutricional.

Palavras Chaves: Diabetes Mellitus Tipo I, Familiar, Entrevista.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO GERAL        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

3 JUSTIFICATIVA _        5

4 METODOLOGIA        6

5 RESULTADOS E DISCUSSSÃO        7

6 DIABETES MELLITUS TIPO I        9

7 MODIFICAÇÕES NA ALIMENTAÇÃO FAMILIAR        11

8 PREPARO DA FAMÍLIA PARA LIDAR COM A DOENÇA        12

9 SITUAÇÕES DE RISCOS VIVENCIADOS PELA FAMÍLIA        13

10 EDUCAÇÃO E RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES        13

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

ANEXO I        18

ANEXO II        19

ANEXO II        21



  1.  INTRODUÇÃO

Este estudo compreende a experiência da família junto à criança e o adolescente portador de Diabetes Mellitus Tipo I assistidas pela UBS Emídia Pardinho da Rocha do bairro Santa. Terezinha de Pirapora/MG, levando em consideração as dificuldades na aceitação e adesão do tratamento domiciliar. O presente estudo é de grande relevância para o profissional envolvido quando inserido no contexto familiar destes pacientes, visto através da compreensão e levantamento das dificuldades enfrentadas pelas famílias. Foi utilizado como método, o estudo bibliográfico com análise integrativa da literatura disponível em bibliotecas virtuais.

O interesse do estudo surgiu a partir das dificuldades enfrentadas pelas famílias de crianças e adolescentes portadoras de Diabetes Mellitus Tipo I quanto à aceitação e adesão ao tratamento, devido ás restrições decorrentes da doença, da desorganização da estrutura familiar, das necessidades terapêuticas e do controle clínico, além da possibilidade de submeter-se a internações hospitalares. Um dos maiores obstáculos que essa doença impõe é a quantidade de recomendações domiciliares que existe diante da doença. A auto monitorização da glicemia, as múltiplas doses de insulina, as alterações nos padrões de alimentação, a realização de atividades físicas programadas e as crises de hipoglicemia, somam para as dificuldades do enfrentamento da doença, sendo importante o envolvimento de toda a família no contexto da convivência com Diabetes Mellitus Tipo I.

O Ministério da Saúde define Diabetes Mellitus Tipo I como síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta da insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. O Diabetes Mellitus Tipo I é a doença que resulta da incapacidade do pâncreas em secretar insulina. Nas ilhotas de Langerhans existem as células betas que são responsáveis por secretar insulina: substância que transporta e transforma a glicose em energia e estimula o armazenamento da glicose no fígado e no músculo em forma de glicogênio. A patologia é desencadeada quando o pâncreas não produz insulina ou quando a produz em quantidade inferior. Ele não consegue manter o equilíbrio do organismo.

Para a enfermagem, estudos dessa natureza reforçam a necessidade de um programa de educação em diabetes voltado para a família. Através da estrutura familiar, a criança e o adolescente conseguem apoio e segurança no tratamento. O estudo é de grande relevância para a família no âmbito de apoio psicossocial, levando estes à possibilidade de compartilhamento de experiências, encorajando tanto o paciente que necessita de tratamento, quanto à família que necessita de novos conhecimentos.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com