TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Por:   •  24/5/2018  •  Seminário  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 

DIABETES MELITO

Ana Luiza Carvalho

Murilo Cortez Bastos

Olivia Caroline Pereira Rodrigues

Curso: Enfermagem

Período/Turma: 1°

Manhuaçu

2017

ANA LUIZA CARVALHO

MURILO CORTEZ BASTOS

OLIVIA CAROLINE PEREIRA RODRIGUES

DIABETES MELITO

APS apresentado à disciplina de Biologia Celular, ministrada pela professora Juliana Santiago da Silva, do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu como critério parcial de aprovação na disciplina.

Manhuaçu

2017

O diabetes é decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

Diabetes Melito Tipo 1

A DMT1 (Diabetes Melito Tipo 1) é uma condição onde o pâncreas não produz insulina (hormônio que o corpo necessita para manter os níveis apropriados de açúcar no sangue), ela pode inicia-se em qualquer idade, mas geralmente a DMT1 acontece antes dos 20 anos. Os sintomas são sede excessiva, fome excessiva, vontade urina frequentemente, emagrecimento sem explicação e cansaço.

A DMT1 desenvolve um problema chamado de Hiperglicemia (Acumulo de glicose no sangue) que se não for tratado pode levar a pessoa ao coma ou até mesmo a óbito.  O tratamento de pessoas com DMT1 é fazer exercícios físicos, fazer uma dieta balanceada e aplicação de insulina.

Vídeo – Diabetes tipo1

Funcionamento Normal

Depois que você ingere alimentos que contém carboidratos, os produtos químicos do intestino delgado decompõem as moléculas de açúcar simples chamado de Glicose. Logo as células que recobrem o intestino delgado absorvem a glicose, na qual passa na corrente sanguínea.

Quando o sangue chega ao pâncreas, as células betas do pâncreas detectam incrementos dos níveis de glicose. As células betas liberam insulina na corrente sanguínea para reduzir os níveis de glicose e para manter a glicose sanguínea em um nível saudável.

Na maioria das células do corpo tem certos receptores na sua superfície, que reúnem a insulina circulante. A insulina atua como a chave de uma fechadura para abrir a célula de tal maneira que a glicose circulante possa ingressar na célula.

As células usam a glicose para produzir energia que necessita para funcionar corretamente.

Funcionamento de pessoas com diabetes tipo 1

As pessoas que sofrem de diabetes tipo1, as células betas do pâncreas perdem sua capacidade de produzir insulina, dando como resultado altos níveis de glicose no sangue e outras complicações.

Na DMT1, o sistema imunológico (Especificamente os glóbulos brancos) consideram as células betas pancreáticas como se fosse corpos estranhos. Em uma resposta auto-imune, seus glóbulos brancos segregam anticorpos que destroem suas próprias células betas.

Sem a insulina a glicose não pode ingressar nas células, deixando as células desnutridas devido a falta de calorias que deveriam receber da glicose. Os demais níveis de glicose se acumulam na corrente sanguínea, dando lugar a uma condição chamada hiperglicemia.

Se a hiperglicemia não for tratada pode-se ferir-se gravemente, devido que a pessoa não tem insulina suficiente no sangue, as células não podem usar a glicose para obter energia.

Como resultado o corpo decompõem as reservas de gordura e proteína como fonte alternativa de energia.

A medida que a decomposição da gordura continua, certos produtos conhecidos como Corpos Cetônicos se acumulam no sangue dando lugar a uma condição chamada Cetose.

Quando os corpos cetônicos se acumulam em um nível perigosamente altos se produzem uma condição chamada Cetoacidose diabética que podem por a vida em risco.

Diabetes Melito Tipo 2

A DMT2 (Diabetes Melito Tipo 2) é uma condição onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou as células resistem aos efeitos da insulina ou ambos, ela pode inicia-se em qualquer idade, mas geralmente a DMT2 acontece depois dos 30 anos e acontece mais em pessoas obesas e sedentárias. Os sintomas são perda de peso, visão embaçada, infecções frequentes, formigamento no pé, fome exagerada e má cicatrização das feridas (se não cuidar dos ferimentos pode levar a pessoa a ter que amputar).

A DMT2 desenvolve um problema chamado de Hiperglicemia (Acumulo de glicose no sangue) que se não for tratado pode levar a pessoa ao coma ou até mesmo a óbito e também a má cicatrização das feridas que pode levar a pessoa a ter que amputar.  O tratamento de pessoas com DMT2 é fazer exercícios físicos, fazer uma dieta balanceada e medicamentos.

Vídeo – Diabetes tipo2.

Funcionamento Normal

Depois que você ingere alimentos que contém carboidratos, os produtos químicos do intestino delgado decompõem as moléculas de açúcar simples chamado de Glicose. Logo as células que recobrem o intestino delgado absorvem a glicose, na qual passa na corrente sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com