TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES PORTADOR DE DIABETES MELLITUS

A diabetes melittus é uma disfunção endócrina que está relacionada com um grupo de distúrbios caracterizado pela elevação da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). Quando ocorre o diabetes, o organismo perde a capacidade de produzir insulina em quantidade adequada para manter a taxa de glicose normal no sangue. As complicações agudas do diabete são basicamente duas: hiperglicemia e hipoglicemia. Ocorrem com frequência e são facilmente tratadas, mas, em casos extremos, podem ser fatais.

A assistência de enfermagem ao paciente diabético consiste em estratégias e ações de promoção, prevenção e tratamento da doença.
O diabetes é uma doença autocontrolada que requer muitas estratégias para manter o controle, além de um sistema de cuidado para monitorar a prevenção e propiciar o tratamento precoce das complicações. Os esforços devem concentrar-se nas estratégias que podem ser empregadas para ensinar as pessoas com diabetes e num sistema no qual o cuidado possa ser realizado a custo-benefício para reduzir a ocorrência dessas complicações dispendiosas. A enfermagem constitui a profissão ideal para fornecer esse cuidado; a educação do paciente é um componente primordial da prática de enfermagem. Com frequência, os pacientes sentem-se mais confortáveis com os enfermeiros, e eles dispensam mais tempo aos pacientes e tem experiência com a educação em saúde e o controle adequado do diabetes.
Na consulta de enfermagem, o enfermeiro tem a possibilidade de identificar os fatores de risco do diabetes em seu paciente.

Como a terapia nutricional, a atividade física e o estresse físico e emocional afetam o controle diabético, os pacientes devem aprender as habilidades de autocuidado para evitar flutuações agudas na glicemia, e também devem incorporar em seus estilos de vida muitos comportamentos de prevenção para evitar as complicações diabéticas de longo prazo. Os pacientes devem ser instruídos sobre nutrição, efeitos dos medicamentos e efeitos colaterais, exercício, progressão da doença, estratégias de prevenção, técnicas de monitoração da glicemia e ajuste dos medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com