TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA O AUTO CUIDADO

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Atualmente, vivencia-se uma situação em que o uso do álcool e drogas tem sido um tema de ampla complexidade, pois os órgãos governamentais, não governamentais, e outros, não têm conseguido gerar respostas efetivas para o problema. Essa situação pode ser estendida a toda sociedade, na medida em que a família e outras instituições, como igreja e escolas representadas por seus membros, têm enfrentado dificuldades para reagir frente à ocorrência vinculadas ao uso de álcool e de drogas. 

Especialistas têm apontado vários fatores que estariam influenciando o uso de álcool e drogas. Dentre esses, destacam-se fatores socioeconômicos e políticos, como o desemprego, insegurança do indivíduo em relação ao futuro, carência de alternativas de lazer e trabalho para os jovens; a repressão política, a atividade educativa opressiva, ambas restringindo a postura crítica e a ação criativa, tudo isso surge como fatores geradores de angústia e depressão, conduzindo à necessidade de evasão psicológica e a busca de satisfação propiciadas por substâncias como álcool e drogas psicoativas.

O uso das drogas é concebido como uma das formas de marginalização dos jovens pela sociedade. Estudos revelaram que os jovens constituem um grupo da população bastante vulnerável ao uso de álcool e drogas, pelas características do período do desenvolvimento vivenciado. Além disso, foi observado entre esse segmento população um maior número de alterações do comportamento e problemas psicológicos decorrentes do uso de substâncias.

DROGAS/ENTORPECENTES/PSICOTRÓPICOS

Droga é toda substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. Do ponto de vista jurídico: Droga são substâncias ou produtos capazes de causar dependência. Lei n°. 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas).

Entorpecentes: uma substância natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas nas pessoas que as ingerem, além de dependência química e psicológica. Os entorpecentes também são popularmente chamados de drogas ou narcóticos, podem causar: Overdoses, lesões neuronais, tensões arteriais e respiratórias.

Medicamentos: Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico;

Psicotrópico: Substância que pode determinar dependência física ou psíquica;

Substâncias Proscritas: Substância cujo uso está proibido no Brasil. Ex.: Tapentadol, Teriflunomida e 4-bromo-2,5-dimetoxifeniletilamina. ANVISA inclui 21 substâncias em lista de drogas proibidas.

DROGAS: LÍCITAS E ILÍCITAS

As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.

Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas.

CATEGORIAS DAS DROGAS: ESTIMULANTES, DEPRESSORAS E PERTURBADORAS

Perturbadoras: Causam efeito alucinógenos acelerando o  funcionamento do cérebro causam do perturbações na mente  do usuário fazendo com que ele perceba a  realidade deformada parecida com imagens dos sonhos. Exemplos: LSD, maconha, haxixe e cogumelo.

Depressoras: Diminuem a atividade cerebral deixando  os estímulos nervosos mais lento.Exemplo: antidepressivos, soníferos, morfina heroína, cola de sapateiro, lança perfume e álcool.

Estimulantes: Aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Exemplos: cocaína, crack, anfetaminas, nicotina e cafeína.

O QUE LEVA UMA PESSOA A USAR DROGAS?

  • São curiosidade, influência das amizades (o motivo mais comum), vontade própria;
  • Desejo de fuga (principalmente de problemas familiares);
  • Coragem pra tomar uma atitude que sem o uso das drogas não tomariam;
  • Dificuldade em  enfrentar ou aguentar situações difíceis, hábitos e rituais;
  • Busca por novidades e sensações de prazer;
  • Ficar calmo ou servir como estimulante;
  • Violência doméstica, abandono, abuso sexual;
  • Facilidades de acesso e obtenção
  • Dentre vários outros motivos é, mas comum entre adultos e jovens.

ÁLCOOL E DROGAS/REDUÇÃO DE DANOS

Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. Por definição, a redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas, intervindo com pessoas que seguem usando drogas. São práticas em saúde que consideram a singularidade dos sujeitos, que valorizam sua autonomia e que constroem com o usuário projetos de vida que priorizem sua qualidade de vida. Manter as pessoas que usam drogas vivas e protegidas de danos irreparáveis são consideradas prioridades.

CIGARRO/TABACO

Tabaco uma planta que dela é extraída uma substância chamada nicotina que é um líquido amarelo. É só uma das más de 4.500 substâncias que um cigarro contém e por causa dessas substâncias o cigarro é considerado mais viciante que as drogas como: álcool, cocaína, crack e morfina.

Consequência: O tabaco produz um pequeno aumento nos batimento cardíaco, na pressão arterial, na frequência respiratória e na atividade motora. No sistema digestivo diminuir as contrações do estômago, dificultando a digestão e provoca insônia. Há uma doença quase que exclusiva do cigarro, a TROMBOANGEITE OBLITERANTE que obstrui as artérias das extremidades e provoca necrose dos tecidos.

Problema para o meio ambiente como jogar bituca (filtro do cigarro) de cigarro na mata seca, causando incêndio e até mesmo dentro de casa está poluindo o ar.

Fumante passivo tem probabilidade de 30% de desenvolver câncer de Pulmão e com 24% de chance de ter infartos cardiovasculares. E filhos de gestantes que fumam de nascer com problemas.

TABAGISMO NO BRASIL

O tabagismo é uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. Os efeitos consequentes do vício não se limitam apenas ao indivíduo, e tampouco comprometem somente a sua saúde, consumo exagerado do tabaco acentua o processo de envelhecimento do organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com