TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM NA ABORDAGEM NUTRICIONAL, DIÁLISE PEDIÁTRICA E NA INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM PACIENTES SÉPTICOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Por:   •  22/8/2018  •  Artigo  •  3.684 Palavras (15 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 15

ENFERMAGEM NA ABORDAGEM NUTRICIONAL, DIÁLISE PEDIÁTRICA E NA INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM PACIENTES SÉPTICOS: REVISÃO INTEGRATIVA

NURSING IN NUTRITIONAL APPROACH, PEDIATRIC DIALYSIS AND ACUTE RENAL INSUFFICIENCY IN SEPTIC PATIENTS: INTEGRATIVE REVIEW

Adriana Helena Gomes Loreto[1]

RESUMO

A presente revisão integrativa tem por objetivo como mostrar a produção científica de enfermagem a cerca da Abordagem Nutricional; Incidência de IRA em pacientes internados em UTI com sepse e Assistência de Enfermagem em Diálise Hospitalar pediátrica. O levantamento bibliográfico foi realizado, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, que abrangeu as publicações de 2010 a 2017 indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde e foi utilizada a combinação das palavras-chave “Insuficiência Renal Crônica”, ¨Diálise Renal¨ ¨Hemodiálise e Cuidados de Enfermagem”. Verificou-se que no ano de 2017 apresentaram maiores índices de publicações, com quatro publicações dos estudos selecionados. Conclui- se que é responsabilidade da enfermagem ações direcionadas ao doente renal em todas as etapas do adoecimento, desde a entrada na Atenção Básica, até o Transplante.

Descritores:  Insuficiência Renal Crônica, Diálise Renal, Hemodiálise e Cuidados de Enfermagem

ABSTRACT

The purpose of this present integrative review is to show the nursing scientific production about the Nutritional Approach; Incidence of ARF in ICU patients with sepsis and Nursing Assistance in Pediatric Hospital Dialysis. The bibliographic survey was carried out in the LILACS, MEDLINE and BDENF databases, which covered the publications from 2010 to 2017 indexed in the Virtual Health Library and the combination of the keywords "Chronic Renal Insufficiency", "Renal Dialysis" Hemodialysis and Nursing Care ". It was verified that in 2017 they presented higher indexes of publications, with four publications of the selected studies. It is concluded that it is the responsibility of nursing actions directed to the renal patient in all stages of illness, from entry into Primary Care until the Transplant.

Descriptors: Chronic Renal Insufficiency, Renal Dialysis, Hemodialysis, and Nursing Care

INTRODUÇÃO

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. E o médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. Em 2012, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia o número estimado de pacientes em diálise, no Brasil foi de 97.586 pacientes por milhão de pessoas (pmp). Os pacientes em hemodiálise somaram-se 29.521 pmp e os pacientes em diálise peritoneal somaram-se 1358 pmp. O número estimado de pacientes que iniciaram tratamento em 2012 foi 177 pmp. A taxa anual de mortalidade bruta foi de 18,8%, isto caracteriza a IRC como um sério problema de saúde pública, sendo considerada uma epidemia de crescimento alarmante (SESSO et al., 2014)

O número crescente nas taxas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo de pessoas acometidas pela doença, caracteriza a IRC como um sério problema de saúde pública. Do mesmo modo, a doença restringe e impõe um novo estilo de vida a essas pessoas, ocasionando problemas físicos, psicológicos e sociais, como disfunções sexuais, inaptidão para o trabalho e problemas com a autoimagem, ocasionando impacto negativo a qualidade de vida (RIBEIRO et al., 2016). A equipe deve estar preparada tecnicamente e cientificamente para prestar uma assistência de forma eficaz. Essa assistência deve ser iniciada logo na Atenção Básica com a finalidade preventiva, identificando patologias de base que possam favorecer o desenvolvimento do comprometimento renal, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM). Após o diagnóstico da doença a equipe necessita estar capacitada para oferecer um cuidado integral e contínuo a este paciente (SOUZA; VASCO; BRASILEIRO, 2010).  

O interesse pelo  Simpósio de Nefrologia surgiu a partir do primeiro evento em 2017, quando participei como ouvinte. Neste momento estava iniciando o Curso de Pós Graduação em Nefrologia. Gosto muito desse tipo de evento, por ser uma valiosa oportunidade que os profissionais, já com algum tempo de estrada, tem, de expor um pouco de sua experiência profissional. Além disso, os estudantes, que na ocasião, formaram praticamente 90% dos espectadores, tem a chance de ter contado com áreas e temas por vezes não vistas na fase de graduação, podendo assim, ter mais opções no leque de atividades a serem aprofundadas após o termino. O que me chamou a atenção, foi o nível de perguntas. Todas muito bem colocadas, o que demonstra real interesse ao tema abordado Isso me faz sentir que, em breve, teremos bons novos profissionais no mercado. Quem ganha com isso, é a população e a classe.

Portanto, o intuito do protejo tem como finalidade engrandecer meus conhecimentos sobre a temática e servir de veículo de informações e esclarecimento para os pacientes e toda a comunidade acadêmica.

                 Assim, esta resenha tem por objetivo realizar uma busca e análise de pesquisas científicas sobre alguns dos temas abordados no III Simpósio de Nefrologia da Unichristus; Abordagem Nutricional; Incidência de IRA em pacientes internados em UTI com sepse e Assistência de Enfermagem em Diálise Hospitalar pediátrica.

MÉTODOS

O presente estudo trata de uma revisão integrativa, método este que possibilita ao pesquisador a construção de uma análise a partir da combinação de pesquisas científicas já publicadas, contribuindo para reflexões sobre futuros estudos e gerando conclusões gerais sobre uma área de estudo.

Para esta pesquisa foram cumpridas criteriosamente todas as etapas descritas por Mendes et al. (2008), sendo elas:

1a Etapa: Elaboração da questão norteadora

Como mostrar a produção científica de enfermagem a cerca da Abordagem Nutricional; Incidência de IRA em pacientes internados em UTI com sepse e Assistência de Enfermagem em Diálise Hospitalar pediátrica?

2a etapa: Busca ou amostragem na literatura

O levantamento bibliográfico foi realizado no mês de julho e agosto de 2018. Foram realizadas buscas nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); MEDLINE (Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem). Para a seleção dos artigos, foram utilizados os descritores contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), utilizando o operador booleano AND em Português,são eles: Insuficiência Renal Crônica, Diálise Renal, Hemodiálise e Cuidados de Enfermagem . A amostra foi selecionada realizando-se a leitura dos títulos, resumos e palavras chaves de todas as publicações encontradas, verificando-se a adequação aos critérios de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (315.1 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com