TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Enfermagem Na Abordagem Da Doação De Órãos Ao Paciente Acometido Por Morte Encefálica Em Unidade De Terapia Intensiva

Por:   •  19/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.862 Palavras (20 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

LÍDER INSTITUTO EDUCACIONAL

PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E UTI

JADE NASCIMENTO DIAS

RUTH BARRETO DO NASCIMENTO

O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM DA DOAÇÃO DE ÓRÃOS AO PACIENTE ACOMETIDO POR MORTE ENCEFÁLICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

MANAUS2023

O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM DA DOAÇÃO DE ÓRÃOS AO PACIENTE ACOMETIDO POR MORTE ENCEFÁLICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

 [pic 4]

THE ROLE OF NURSING IN APPROACHING ORAN DONATION TO PATIENTS AFFECTED BY BRAIN DEATH IN AN INTENSIVE CARE UNIT

DIAS, Jade Nascimento 1

NASCIMENTO, Ruth Barreto1

 LEMOS, Israel Ananias2

RESUMO

INTRODUÇÃO: Segundo a organização Mundial da saúde (OMS), a aplicação da doação de órgãos e tecidos tem se mostrado uma táctica eficaz para o tratamento de ampla gama de doenças. No entanto, a ausência de órgãos para atender a demanda é uma realidade vivenciada por muitos países e é um dos maiores entraves para a realização de mais transplantes. OBJETIVO: enfatizar a aplicabilidade do protocolo para captação de doadores, no intuito de entender os motivos da recusa familiar quando se fala de uma possível doação METODOLOGIA: Estudo do tipo Revisão Integrativa da Literatura, que consistem em organizar, esclarecer e resumir as principais obras existentes, a partir das citações que constituem parte integrante da revisão de literatura que abrange temas especícos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base na pesquisa realizada podemos observar que ainda o assunto possui carência de debates nas instituições de ensino, nos hospitais, nas escolas e principalmente nos meios de comunicação.  Palavras chaves: Doação de órgãos; Transplante de Órgãos, Morte Encefálica, Unidade de Terapia Intensiva, Urgencia e Emergencia.

ABSTRACT

INTRODUCTION: According to the World Health Organization (WHO), organ and tissue donation has proven to be an effective tactic for the treatment of a wide range of diseases. However, the lack of organs to meet the demand is a reality experienced by many countries and is one of the biggest obstacles to performing more transplants. OBJECTIVE: to emphasize the applicability of the protocol for attracting donors, in order to understand the reasons for family refusal when talking about a possible donation METHODOLOGY: Study of the Integrative Literature Review type, which consist of organizing, clarifying and summarizing the main existing works , based on citations that form an integral part of the literature review covering specific topics. FINAL CONSIDERATIONS: Based on the research carried out, we can observe that the subject still lacks debates in educational institutions, hospitals, schools and especially in the media. Keywords: Organ donation; Organ Transplantation, Brain Death, Intensive Care Unit, Urgency and Emergency.

¹Pós-Graduando do Curso de Urgência e Emergência e UTI – Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo. Líder Instituto Educacional , Manaus – Amazonas

²Prof

INTRODUÇÃO

Segundo a organização Mundial da saúde (OMS), a aplicação da doação de órgãos e tecidos tem se mostrado uma táctica eficaz para o tratamento de ampla gama de doenças. No entanto, a ausência de órgãos para atender a demanda é uma realidade vivenciada por muitos países e é um dos maiores entraves para a realização de mais transplantes.

No Brasil, o Decreto 9.175/2017 2 define que os órgãos podem ser doados durante a vida ou até mesmo após a morte com a confirmação da morte encefálica, conforme a Resolução 2.173/2017 do Conselho Federal de Medicina, é definida pelo fim das funções encefálicas, definida pela cessação das atividades corticais e de tronco encefálica (FIGUEIREDO et al., 2020)

A equipe de saúde tem um papel importante nesse caso, neste protocolo interpessoal a enfermagem tem como posição a assistência ao potencial doador, no entanto essa assistência não se limita ao paciente e sim a sua família também pois a mesma precisa de apoio (TOLFO et al., 2021).

O profissional enfermeiro é indispensável na doação de órgãos, pois durante sua formação deve aprender competências e habilidades que o habilita a orientar de forma adequada os familiares do enfermo, além disso, o enfermeiro é capacitado para identificar caractéristcas de um potencial doador e prestar cuidados a manutenção corporal dele.

A humanização dos cuidados na doação de órgãos é ligada ao cotidiano da equipe de enfermagem, a escuta terapêutica e ampliada é essencial para o processo, e conduz a atitudes empáticas de cuidado.

Portanto, humanizar esse atendimento é sinônimo de oferecer cuidados aos familiares no evento do óbito, esclarecendo de forma compreensiva as dúvidas dos familiares, lidando com os sentimentos, reações e principalmente o sofrimento de terceiros.

Sendo assim, este estudo tem como objetivo enfatizar a aplicabilidade do protocolo para captação de doadores, no intuito de entender os motivos da recusa familiar quando se fala de uma possível doação, frente a esta problemática, foi formulada a seguinte pergunta norteadora: Qual são as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro durante a abordagem familiar quanto a aplicação do protocolo de doação de órgãos?

A justificativa desta pesquisa está baseada na busca de conhecimento sobre a temática e a grande demanda da fila de espera na esperança de doadores de órgãos, buscamos entender qual o preparo do enfermeiro neste processo e identificar as dificuldades que presenciam a implementação do protocolo de doação de órgãos.

METODOLOGIA

Estudo do tipo Revisão Integrativa da Literatura, Vosgerau; Romanowski (2014) relata que a pesquisa integrativa consiste em organizar, esclarecer e resumir as principais obras existentes, a partir das citações que constituem parte integrante da revisão de literatura que abrange temas específicos de cada abordagem. A análise das publicações pode contribuir na reformulação histórica do diálogo acadêmico por apresentar inovações teóricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com