TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edema pulmonar

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 9

1.0 INTRODUÇÃO

Edema pulmonar agudo constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. É o acúmulo de fluido nos pulmões diminuindo a eficiência das trocas gasosas (O2 e CO2) podendo resultar em insuficiência respiratória. É uma das emergências médicas mais frequentes e pode ser fatal em poucas horas. É uma consequência comum de problemas cardíacos, vasculares ou por distúrbios da pressão pulmonar. Diante das informações apresentadas neste estudo, verificamos a necessidade de intervir como educador em saúde, a partir da premissa que o profissional enfermeiro deve estar comprometido com a assistência primária em saúde na prevenção dos agravos que acometem os seres humanos e em especial aos portadores de edema agudo de pulmão na busca da redução da mortalidade dos mesmos em emergências hospitalares.

2.0 METODOLOGIA

Para este artigo ser elaborado, foi feita uma pesquisa na LILACS ( Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde ), na SciELO ( Scientific Eletronic Library Online ) , com os descritores: Edema pulmonar, Edema agudo de pulmão.

Título

Autor

Edema pulmonar hidrostático: aspectpos na tomografia computadorizada de alta resolução.

Ribeiro,Claudia Maria Cunha;Marchiori, Edson; Rodrigues, Rosana,Gasparetto, Emerson; Souza Júnior, Arthur Soares; Escuissato, Dante; Nobre, Luiz Felipe; Zanetti,Gláucia; Araujo Neto, César de;Irion,Klaus.

Edema pulmonar por pressão negativa após extubação traqueal: relato de caso.

Barbosa,Fabiano Timbó; Barbosa, Luciano Timbó; Almeida, Jadielson Higino de; Silva,Kleyner Leão Gomes da; Brandão, Robberta Ribeiro Marques; Santos, leyna Leite.

Edema pulmonar neurogênico: relato de dois casos.

Dragosavac,Desanka; Falcão, Antônio L. E; Araújo,Sebastião; Terzi,Renato G.G.

Edema e hemorragia pulmonar por pressão negativa associados à obstrução das vias aéreas superiores.

Mussi, Ricardo Kalaf; Toro, Ivan Felizardo Contrera.

Homem de 88 anos de idade com edema agudo dos pulmões, choque cardiogêncio e novo sopro holossistólico de aparecimento recente.

Barreto, Fernando Eduardo Cordeiro; Casrelli, Jussara Bianchi.

Edema pulmonar assimétrico por presão negativa pós-obstrução de via aérea superior: relato de caso.

Peixoto,Aldo José

Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso.

Albergaria, Viviane Ferreira;Soares,Carla Márcia; Araujo,Rodolfo de Moraes; Mendonça, Wshington Luiz de.

Manifestação rara de edema agudo de pulmão associado à miocardite lúpica aguda.

Soeiro, Alexandre de Matos; Bergamin, Fabrício Sanchez; Almeida, Maria Carolina Feres de; Serrano Jr., Carlos Vicente; Falcão; Breno Alencar de Araripe; Ganem, Fernando.

Entendendo os mecanismos determinantes da lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica.

Nardelli, Liliane M; Garcia, Cristiane S.N.B; Pássaro, Caroline P; Rocco, Patricia R.M.

Edema Pulmonar Agudo e Hipertiroidismo.

Victoria,Novik A.

3.0 EDEMA DE PULMÃO

O Edema de pulmão possui o mesmo mecanismo fisiopatológico de um edema qualquer no nosso corpo,ocasionando sempre um extravasamento de água dos vasos sanguíneos para algum tecido. Muito diferente do que pensam ou imaginam, os nossos vasoso sanguíneos não são tubos impermeáveis, eles apresentam poros que permitem a entrada e a saída de células,água, bactérias e proteinas.

O edema de pulmão acontece basicamente por dois mecanismos:

Mecanismos

Explicações

O aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos.

Quando a pressão fica muito mas elevada no interios dos vasos do pulmão, o sangue e a água tende “sair” através do poros, indo se acumular dentro do tecido pulmonar, principalmente nos alvelos que são as estruturas que realizam as trocas gasosas.

O aumento da permeabilidade dos vasos.

No caso de algumas doenças, elas causam um aumento nos poros dos vasos sanguineos, tornando-se mas permeáveis, o que já facilita o extravasamento de água.

3.1 ETIOLOGIA

O edema de pulmão não é causado apenas pelos dos mecanismos citados a cima,tem do em vistas outras patologias que podem determinar o E.P,que são:

  • Hipertensão arterial sistêmica.
  • Doença valvar.
  • Doença miocárdica primaria.
  • Isquemia miocárdica aguda .
  • Arritmias cardíacas, principalmente as de freqüência muito elevada.
  • Cardiopatias congênitas.

3.2 DIAGNÓSTICO

Através das queixas do paciente e associado ao exame físico, fazem com o que o medico suspeite de edema de pulmão,o diagnóstico do E.P é eminentemente clínico e deve ser feito rapidamente.

  • Paciente com queixa de dispnéia, geralmente de início súbito, associada à tosse e a sinais de liberação adrenérgica (taquicardia, palidez cutânea, sudorese fria, hipertensão e ansiedade).
  • Sinais de esforço da musculatura inspiratória, com uso dos músculos acessórios da respiração, tiragem intercostal e batimento de asas de nariz.
  • Taquipnéia e expiração forçada, inclusive com presença de respiração abdominal.
  • Ausculta pulmonar variada, podendo-se encontrar, mais comumente, estertores inspiratórios e expiratórios de médias e grossas bolhas. Também é comum o encontro de murmúrio vesicular mais rude, com roncos e sibilos.

3.3 TRATAMENTO

No caso de Edema de pulmão se baseia principalmente na redução da pressão de capilar pulmonar, o que levar-se no alivio de transudação interticial e/ ou alveolar. Tendo em vista 3 objetivos para o mesmo sendo eles: Melhorar a função respiratória, que é o mais urgente, tratar a causa subjacente, que no caso de pneumococos pode ser feito com antibióticos e evitar maiores danos ao pulmão. Caso não tratado nas primeiras horas o edema pulmonar especialmente no quadro agudo,pode levar à insuficiência respiratóia e cardíaca frequêntimente fatal. Já o problema é insuficiência cardíaca, medicamentos inotrópicos positivos são usados para melhorar a contabilidade do coração. Em casos graves também pode ser necessário ventilação mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com