TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emergências Clinicas: GESTÃO EM SAÚDE

Por:   •  1/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

CEFOR

Centro Formador de Pessoal Para Saúde

Escola Técnica do SUS/SP

Resumo: Gestão em Saúde

Professora: Juventina

Aluna: Adriana de Almeida Bassani

São Paulo

2016

GESTÃO EM SAÚDE

Partindo de sua etimologia, gestão significa: “Gerir. Administrar, dirigir, regular. Do latim gerire, por gerere”. Como sinônimos para Gestão, há os seguintes registros: administração, direção, gerência, gestão, governo, maneio, manejo, regência. Gestão é um “agir” inspirado por uma maneira particular de mentalizar o mundo.

Para entendermos Gestão em Saúde, precisamos conhecer qual a Missão da empresa ou seja o que ela faz, sua Visão que é o que ela deseja ser e representar e a sua Política de qualidade que se referem aos seus objetivos.  

Como toda empresa, independentemente de ser ligada ou não a área da saúde, ela é composta por uma escala hierárquica que estabelece a organização, o fluxo das informações devendo ser respeitada para que haja um canal de comunicação eficaz.

Sem dúvida nenhuma a relação entre gestores e empregados reflete a comunicação estabelecida pela empresa e vai influenciar em sua história, no seu sucesso e desenvolvimento.

A Gestão em saúde pública é uma atividade que engloba conhecimentos especiais de administração de infraestrutura, de processos de trabalho e de resultados em saúde coletiva. Embora a gestão de saúde pública tenha avançado nos últimos anos, diversos problemas ainda podem ser identificados nesta área de conhecimento, particularmente na gestão da saúde coletiva no Sistema Único de Saúde (SUS) como vimos em aulas anteriores.  Práticas inadequadas na administração de recursos (humanos, físicos e financeiros), e de serviços, somam-se à ausência de capacitação específica para os trabalhadores da saúde.

Existem modelos de Gestão muito utilizados hoje em dia como os de parcerias, terceirização, reengenharia, etc, que visa um maior aproveitamento de recursos, melhor resolutividade dos serviços e principalmente à satisfação dos usuários.

Como vimos acima, a Gestão é um compromisso de grande responsabilidade, requer conhecimentos diversos assim como o exercício constante de atualização e preparo, sempre buscando maximizar os pontos fortes da instituição e minimizar os pontos fracos para que estes não prejudiquem ou levem a instituição ao fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com