TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem Segundo o Ministério da Saúde

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o Ministério da Saúde o stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir. Essa condição contribui para a liberação de hormônios e substâncias químicas, como cortisol, adrenalina, noradrenalina e norepinefrina, que preparam o indivíduo para uma ação física processo que causa problemas físicos e psicológicos.

O primeiro sinal de stress no nosso organismo é enviado um sinal do tálamo para a amigdala cerebral e com isso é liberado a adrenalina no nosso organismo para que o corpo possa paralisar essa reação no organismo. E também tem um sinal do hipotálamo que envia um sinal para as glândulas suprarrenais que gera a liberação de cortisol que é o grande vilão do stress, e de fato é o que mais gera danos a nossa saúde, podendo gerar a obesidade, ansiedade, aumento da pressão arterial sistêmica, aumento da resistência a insulina, diminui os telômeros responsável pelo envelhecimento precoce.

Alguns fatores como mudanças no cotidiano como por exemplo setores de serviço, incertezas sea no relacionamento ao algum fator relacionado a economia por exemplo, no relacionamento, broncas no setor de serviço ou cobranças podem gerar o stress crônico.

Devemos buscar formas de amenizar a tensão e diminuir o stress, inserir atividades de lazer no cotidiano pode influenciar na redução do stress, o método que tem tido visto muita eficiência é o Ioga, porém deve-se fazer algo que lhe traga prazer e que possa ser feita com constância.  


Secretaria de Saúde de Goiás. STRESS. Disponível em:  https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7598-estresse#:~:text=Descri%C3%A7%C3%A3o%3A%20%C3%89%20a%20resposta%20do,e%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20de%20reagir.

Saúde da Mente. Doenças decorrentes do estresse. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ysx5ufUDYyg

Vida Saudavel. Como diminuir o estresse. Disponivel em https://vidasaudavel.einstein.br/como-diminuir-o-estresse/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com