TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esclerose Múltipla

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Esclerose múltipla 

É uma enfermidade autoimune que afeta o SNC, cérebro e medula espinhal por falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com invasores. O corpo as ataca provocando danos ao corroer a bainha de mielina, camada protetora que envolve os nervos. O processo de desmielinização influência diretamente na comunicação entre sistema nervoso e todas as outras áreas do corpo, levando a dificuldades motoras, sensitivas, cerebelares e cognitivas.

A doença se manifesta em surtos, sendo o intervalo entre cada surto variável. Há pacientes que têm surtos espaçados e discretos, enquanto outros podem apresentar surtos mais intensos que podem até trazer prejuízos permanentes.

Classificação

Comitê reconhece quatro formas clinicas:

  1. Renitente recorrente (RR): ataques agudos claramente definidos que evoluem durante dias a semanas. Ocorre recuperação parcial da função no decorrer de algumas semanas a meses. A frequência média dos ataques é de 1 vez a cada 2 anos, e a estabilidade neurológica permanente entre os ataques, sem progressão da doença. (Por ocasião de seu início, 90% dos casos são diagnosticados como RR.)
  2. Progressiva secundária (PS): sempre começa com RR porém a evolução clínica modifica-se com taxa de recidiva crescente, deterioração constante da função neurológica não relacionada com ataque original. (50% dos pacientes com RR irão evoluir para PS dentro de 10 anos; 90% irão evoluir em 25 anos.)
  3. Progressiva primária (PP) caracteriza por progressão uniforme de incapacidade desde o início, com exacerbações e remissões. Mais prevalente entre homens e indivíduos idosos, prognóstico mais sombrio para incapacidade neurológica. (10% dos casos são diagnosticados como PP.)
  4. Recorrente progressiva (RP) igual á PP, porém os pacientes sofrem exacerbações agudas, juntamente com evolução uniformemente progressiva (forma mais rara).

Fatores de riscos

. Idade (70% dos casos são diagnosticados entre os 20 e 40 anos)

. Sexo (mulheres têm 3 vezes mais chances de desenvolver a doença)

. Histórico familiar

. Etnia (caucasianos - pessoas brancas)

. Região geográfica ( Europa, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia são as áreas mais atingidas e o motivo ainda é desconhecido).

. Histórico de outra doença autoimune, como o diabetes.

Manifestações clínica

Podem ocorrer lesões em qualquer parte da substância branca do SNC. Os sintomas refletem a localização da área da desmielinização.

  1. Fadiga e fraqueza.
  2. Reflexos anormais - ausentes ou exagerados.
  3. Distúrbios visuais- comprometimento da visão, diplopia, nistagmo.
  4. Disfunção motora- fraqueza, tremores, falta de coordenação.
  5. Distúrbios sensoriais- parestesias, comprometimento da sensibilidade profunda, comprometimento do senso vibratório e de posição.
  6. Comprometimento da fala- arrastada, escandida ( disartria).
  7. Disfunção urinária- hesitação, freqüência, urgência, retenção, incontinência; infecções no trato urinário superior. A disfunção urinária afeta cerca de 90% dos pacientes EM e pode exacerbar a recidiva da doença
  8. Síndromes neurocomportamentais- depressão, comprometimento cognitivo, labilidade emocional.
  9. Os sintomas de EM são frequentemente imprevisíveis, variando de pessoa para pessoa e de tempos em tempos na mesma pessoa.

Complicações

  • Disfunção respiratória.
  • Infecção: vesical, respiratória, sepse.
  • Complicações decorrentes da imortalidade.
  • Transtorno da fala, da voz e da linguagem, como disartria.

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Pode ser, no entanto, que o médico peça vários exames para excluir outras condições que podem ter sinais e sintomas semelhantes.

Uma vez confirmado o diagnóstico de esclerose múltipla, o tratamento farmacológico deve ser prontamente iniciado. Por se tratar de uma doença inflamatória desmielizante, com manifestação remitente-recorrente, o tratamento tem dois objetivos principais:
. Abreviar a fase aguda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com