TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio esclerose múltipla

Tese: Relatorio esclerose múltipla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

Descrita em 1860 pelo francês Jean Charcot, esclerose múltipla é uma doença neuroimunológica, doença neurológica crônica, que apresenta lesões no Sistema Nervoso Central (SNC). é caracterizada também como Doença Desmielinizante e degenerativa, pois lesa a mielina, que recobre e isola as fibras nervosas destinadas aos impulsos ao cérebro, ao nervo óptico e à medula espinhal. A mielina é uma substância constituída por proteínas e gorduras que ajudam na condução das mensagens que controlam todos os movimentos conscientes e inconscientes do organismo. Na Esclerose Múltipla, a mielina se transforma em placa endurecida, ou seja, “esclerosamento”, isto é, endurecimento de tecidos de partes do cérebro e da medula espinhal. É de difícil o diagnóstico e as lesões variam no tamanho: de um milímetro até vários centímetros de diâmetro, e ocorrem por todo o cérebro, nos nervos ópticos (que são segmentos centrais de substância branca) e na medula espinhal, interferindo na transmissão dos impulsos ao cérebro, ao nervo óptico e à medula espinhal, dificultando o controle de várias funções orgânicas, tais como a visão, o andar e o falar, o equilíbrio, entre várias outras e, em particular, as funções fisiológicas, que se descontrolam. Pode também ser progressiva, com piora constante e se a lesão for moderada, a mielina poderá reconstruir-se. Denomina-se Esclerose pelo fato de, em resultado da doença, se formar um tecido parecido com uma cicatriz, que endurece, formando uma placa em algumas áreas do cérebro e medula espinal. Denomina-se Múltipla, porque várias áreas dispersas do cérebro e medula espinal são afetadas os sintomas podem ser benignos ou graves e surgem e desaparecem de maneira imprevisível.

A maioria das fibras nervosas normais é revestida pela MIELINA, uma substância constituída principalmente por proteínas e gorduras, que ajuda a condução das mensagens. Na ESCLEROSE MÚLTIPLA, a MIELINA se rompe e é substituída por tecido cicatricial (ESCLEROSE). Esse fato altera e pode até bloquear a condução das mensagens. As funções fisiológicas tornam-se descontroladas porque as mensagens não são conduzidas corretamente. Tipos de E.M podemos considerar a existência de três grandes tipos Esclerose Múltipla Primariamente Progressiva; Esclerose Múltipla Secundariamente Progressiva; Esclerose Múltipla Surto/Remissão (Recorrente Remissiva) - essa ultima é a forma mais comum de Esclerose Múltipla em doentes com idade inferior a 40 anos é a Esclerose Múltipla por surtos e remissões, que ocorre em 60% dos casos. Os doentes sofrem "ataques" - também denominados surtos - seguidos por períodos de remissão com recuperação completa ou quase completa. Chama-se surto a ocorrência aguda de sintomas que atingem o Sistema Nervoso Central, com a duração de pelo menos 24 horas. O tipo de sintomas é muito vasto, porque depende da parte do Sistema Nervoso afetado. Podem ser leves e desaparecerem sem tratamento, mas geralmente é necessário tratar com corticosteróides injetáveis.

O que acontece no corpo com E.M? A comunicação entre o cérebro e o resto do corpo (células, tecidos e órgãos) é feita através de uma rede de nervos, cuja via central é a medula espinhal, de onde saem fibras nervosas para todas as partes do organismo.

A rede nervosa é constituída por milhares de células especializadas, que conduzem todo o tipo de mensagem vital para a saúde do corpo, os neurônios. A esclerose múltipla começa com um distúrbio no sistema imunológico. Algumas células de defesa, que devem proteger o organismo, estranham-no e passam a destruí-lo. O dano à mielina, que tem como função conduzir os estímulos nervosos, impede a transmissão das mensagens entre o cérebro e o resto do corpo. Nota: se a lesão for moderada, a mielina pode reconstituir

Diagnóstico Os primeiros sintomas geralmente são brandos ou pouco perceptíveis. Os médicos atêm-se ao exame neurológico clínico e a testes laboratoriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com