TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Fisiologia Endócrina

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

Alunas: Ana Luiza Oliveira Dias - Matrícula: 2020426077

Laura Júnia Santos Miranda - Matricula: 2020020690

Turma: Enfermagem 138

ESTUDO DIRIGIDO

1.Com relação aos hormônios, responda:

a. Quais são as bases químicas?

Esteroides (derivados do colesterol): secretados pelo córtex adrenal (cortisol e aldosterona), pelos testículos (testosterona), pelos ovários (estrogênio e progesterona) e pela placenta (progesterona e estrogênio).

Peptídeos ou proteínas (sintetizados a partir de aminoácidos): incluindo os hormônios secretados pela hipófise anterior e posterior, pelo pâncreas (insulina e glucagon), pela paratireoide (paratormônio) e outros.

Aminas (derivados do aminoácido tirosina): secretados pela tireoide (tiroxina e tri-iodotironina) e medula adrenal (epinefrina e norepinefrina).

b. Como são transportados?

São transportados através do sangue, podendo ser transportados pelo plasma ou por associação de proteínas carreadoras.

Hormônios hidrossolúveis (os peptídeos e as catecolaminas): São dissolvidos no plasma e transportados do local onde são sintetizados até os tecidos-alvo, onde se difundem dos capilares, entram no líquido intersticial e chegam até às células-alvo.

Hormônios lipossolúveis (esteroides e tireóideos): Necessitam de uma proteína carreadora para serem transportados no sangue.

Contudo, os hormônios ligados a proteínas carreadoras não conseguem se difundir facilmente pelos capilares até as células-alvo e, por isso, precisam se dissociar dessas proteínas para se tornarem ativos.

c. Como são reconhecidos pelas células alvos?

As células-alvo dos hormônios possuem proteínas que são receptores específicos. Alguns receptores estão localizados na membrana da célula, no citoplasma ou no núcleo. Esses receptores são capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. A partir da combinação do hormônio com o receptor, na superfície ou dentro da célula, o complexo hormônio-receptor desencadeia uma cascata de reações na célula.

d. Como agem dentro das células alvos?

O sinal que é gerado no reconhecimento das células-alvo do hormônio modifica os processos intracelulares, de modo a alterar a concentração de enzimas, proteínas funcionais e de proteínas estruturais. Assim, diferentes efeitos são gerados na célula, como: estimulação de transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula-alvo, alteração da permeabilidade da membrana plasmática, alteração da velocidade ou intensidade de reações metabólicas específicas até a contração do músculo liso ou cardíaco.

2.Explique o papel do hipotálamo no controle das atividades da hipófise.

O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase. O hipotálamo é quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Nesse sentido, o hipotálamo produz hormônios e os envia para a neuro-hipófise, que então, fará sua secreção para o organismo.

O hipotálamo consegue determinar quanto estímulo às glândulas-alvo precisam por meio da detecção dos níveis dos hormônios produzidos pelas glândulas controladas pela hipófise (glândulas-alvo). Assim o hipotálamo controla a secreção hipofisária, produz ocitocina e hormônio antidiurético, que são armazenados pela hipófise, por exemplo.

3.Cite  os  hormônios  produzidos  pela  hipófise  definindo  suas  funções(detalhe  ao máximo sua resposta).

- LH (hormônio luteinizante): Esse hormônio induz a ovulação e a formação do corpo lúteo (estrutura que se forma após a liberação de ovócitos) no caso da mulher e auxilia na produção de testosterona nos testículos, no caso dos homens;

- TSH (hormônio tireotrófico): Esse hormônio estimula a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4;

- FSH (hormônio folículo-estimulante): Esse hormônio estimula a secreção de estrogênio, atuando na produção dos folículos ovarianos e dos espermatozoides nos testículos masculinos. É ele que regula o desenvolvimento físico na fase da puberdade, a reprodução e a secreção de hormônios sexuais pelos testículos e ovários;

- ACTH (hormônio adrenocorticotrófico): Esse hormônio controla a atividade do córtex da glândula suprarrenal;

- GH (ou somatotrofina): Esse hormônio capta aminoácidos para a formação de proteínas, atuando no crescimento de todo o organismo. Na fase da puberdade, é o GH que promoverá o aumento rápido da estatura dos jovens;

- Prolactina: Esse hormônio promove a produção de progesterona nos ovários e a produção de leite durante o período de gravidez e lactação nas mulheres.

- MSH (Hormônio estimulante de melanócito): Esse hormônio estimula a produção de melanina na pele.

- Ocitocina: Hormônio produzido na neuro-hipófise. Ele é liberado durante o momento do parto, induzindo as contrações. Também auxilia na liberação de leite durante o período de amamentação.

- ADH (hormônio antidiurético): Também produzido na neuro-hipófise e controla a eliminação de água pelos rins , provocando um aumento da absorção de água no túbulo renal. Influencia na contração das arteríolas (vasopressina) quando se apresenta em altos níveis no organismo. Quando se apresenta em baixas quantidades no organismo, pode levar a doença chamada de diabetes insipidus.

4.Com relação ao GH(hormônio do crescimento), responda:

a. Como a sua produção é regulada?

A regulação se dá por meio de dois hormônios hipotalâmicos: o hormônio liberador do hormônio do crescimento (GHRH) e a somatostatina (SS), que inibe a liberação de GH. A secreção de GH também é regulada pela grelina, que é produzida principalmente pelo estômago, mas também é expressa no hipotálamo.

b. O que se entende por efeitos diretos e indiretos desse hormônio?

O GH (hormônio do crescimento) pode atuar de forma direta ou indireta sobre os tecidos. A ação do GH no tecido adiposo, no fígado e no tecido muscular, é conhecida como efeitos diretos do hormônio do crescimento, pois é o hormônio de crescimento que induz essas respostas. Por outro lado, os efeitos indiretos são mediados por fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGFs).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com