TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Fisiologia Veterinária

Por:   •  9/10/2019  •  Exam  •  3.012 Palavras (13 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 13

Fisiologia Respostas

  1. Explique as etapas do potencial de ação.

O potencial de ação de uma célula pode ser dividido em 3 fases: repouso, despolarização e repolarização. Repouso: o potencial de repouso da membrana é regulado pelos canais de vazamento de Na+ e K+, e pela bomba de sódio-potássio. Os canais de potássio são mais permeáveis pois sua concentração é maior internamente, dessa forma ocorre efluxo de K+ por gradiente de concentração deixando a célula negativa internamente e os canais de vazamento de sódio fazem com q ocorra influxo de Na+ já que sua concentração é maior externamente. A bomba de sódio-potássio contribui para o potencial de repouso por bombear 3Na+ p fora e 2 k+ para dentro da célula, assim há o acumulo de cargas negativas no interior da célula e positivas no exterior. Despolarização e repolarização: Aqui os canais de Na+ voltagem dependentes sofrem uma mudança conformacional (se abrem) e permitem a entrada de Na+ na célula, alterando a voltagem interna e tornando a célula positiva . Dado o acréscimo de cargas positivas, a célula atinge um determinado limiar e após a mudança de voltagem (despolarização), os canais de Na+ mais se fecham e impedem a entrada desse íon. Então se abrem os canais de vazamento de K+ voltagem dependentes que vão permitir o seu efluxo, deixando o interior da célula negativo novamente (Repolarização).

  1. Explique o funcionamento de uma sinapse nervosa.

O neurônio pré-sinaptico necessita de estimulo prévio para atingir um limiar e assim abrir os canais de entrada de cálcio, fazendo com que este adentre ativamente no citoplasma do neurônio e se una às vesículas armazenadoras de neurotransmissores. Há então a exocitose desses neurotransmissores na fenda sináptica. Os neurotransmissores se ligam aos receptores do neurônio pós-sináptico gerando assim uma despolarização que pode desencadear um potencial pós-sináptico excitatório ou inibitório, que é passado de neurônio a neurônio e conduzido até o SNC. Ao final os neurotransmissores se desligam dos receptores e são degenerados, finalizando a sinapse.

  1. Explique a origem do potencial de membrana.

O potencial de repouso da membrana é dado graças à eletronegatividade do interior e do exterior da célula, além da difusão e concentração de determinados íons transmembrana. O potencial de membrana em repouso tem 3 origens: canais de vazamento de Na+, canais de vazamento de K+ e a bomba de sódio-potássio. Os canais de vazamento de K+ são o principal fator do potencial de membrana, no qual há efluxo de K+ de forma rápida pelo gradiente de concentração. Com a passagem de cargas positivas para o meio extracelular, faz com que próximo à membrana no lado interno, a carga fique negativa. Os canais de vazamento de Na+ também contribuem, mas sua contribuição é maior no meio extracelular. Desse modo ocorre influxo de Na+, mas 100 vezes menor que o de K+. A bomba de sódio-potássio é responsável pelo mecanismo de bombeamento de forma ativa de 3Na+ para fora e 2K+ para dentro da célula, contribuindo assim com o acúmulo de cargas positivas na parte externa da membrana e cargas negativas na parte interna.

  1. Explique o potencial de ação pós-sináptico excitatório e inibitório.

Excitatório: é o potencial mais provável de desencadear um potencial de ação. Quando uma célula pré-sináptica ativa lança neurotransmissores na sinapse, alguns deles ligam-se a receptores na célula pós-sináptica. Muitos destes receptores contêm um canal de íons capaz de passar íons carregados positivamente para dentro ou para fora da célula. Nas sinapses excitatórias, o canal de íon tipicamente permite que sódio entre na célula, gerando uma corrente pós-sináptica excitatória. Esta corrente de despolarização provoca um aumento no potencial de membrana. Inibitório: no potencial inibitório as sinapses provocam hiperpolarização na membrana pós- sináptica. Estas células apresentam canais de cloro ligante dependentes que irão hiperpolarizar a membrana quando ativados por um neurotransmissor. Desta forma há uma possibilidade menor de lançamento de um potencial de ação.

  1. Explique o sentido do tato.

O tato é um dos componentes dos sentidos somáticos, é composto por diversos receptores táteis espalhados por todo corpo. Os receptores podem ser de vários tipos, como terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos, e corpúsculos, que são células especializadas que estão em contato com terminações nervosas. Cada receptor tátil tem um axônio. Quando ocorre o estímulo no animal, este atingirá um limiar excitatório, ocorrerá a despolarização e a condução do estímulo. O estímulo pode ser conduzido por fibras do tipo A q são mielínicas e conduzem de forma rápida via lemnisco-dorsal ou pode ser conduzido por fibras do tipo C q são delgadas, amielinizadas e conduzem de forma mais lenta via Antero-lateral. O estímulo é por fim é conduzido ao nível encefálico superior, processado e poderá gerar determinadas respostas.

  1. Explique o sentido da dor.

A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores. Esses estão presentes por todo o organismo e podem ser de três tipos: receptores mecânicos de alto limiar, receptores mecanotermais de baixo limiar e os receptores polimodais. Além de ativar os nociceptores, o estímulo doloroso é conduzido para a medula espinhal através das fibras A ou C. Esses são considerados os primeiros moduladores da via de condução da dor, pois fazem sinapses com neurônios secundários da medula espinhal, que por sua vez, fazem sinapse com um terceiro neurônio no cérebro que completa a condução nociceptiva. A ativação periférica estimulará os receptores mecânicos de alto limiar e mecanotermais de baixo limiar, que transmitirão o impulso através de fibras do tipo A de forma rápida devido a mielina. Já no caso de dor visceral serão ativados os receptores polimodais, que transmitirão impulso através das fibras do tipo C de maneira mais lenta.

  1. Explique o sentido da temperatura.

A sensação de térmica é percebida através de termorreceptores centrais ou periféricos, haverá a despolarização e transmissão do impulso via aferente para o hipotálamo anterior, onde serão integradas as informações térmicas aferentes. Quando o impulso integrado exceder ou ficar abaixo da faixa limiar de temperatura, ocorrerão respostas termorreguladoras autonômicas, para manter a temperatura do corpo no valor adequado, essas respostas são iniciadas no hipotálamo superior.

  1. Explique a resposta fisiológica ao frio.

No frio, a queda de temperatura corporal ativará mecanismos fisiológicos de conservação de calor, tais como, a diminuição da freqüência respiratória, ereção dos pelos, vasoconstrição periférica e etc. Os animais também utilizam dê suas reações físicas para manter a homeotermia: agrupamento de animais, aumento no consumo de alimentos e diminuição no consumo de água. Se a temperatura continuar a cair, animal poderá involuntariamente começar a tremer, proporcionando maior produção de calor. Poderá haver a influência da tiroxina da seguinte forma: No hipotálamo será interpretado que a temperatura corporal esta abaixo do normal. A hipófise então será estimulada e liberar o hormônio TSH, que por sua vez faz com que a tireóide produza os hormônios t4 e t3 que induzem aumento do metabolismo do corpo, gerando mais calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com