TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Neuroanatomia

Por:   •  4/2/2018  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

Aluna: Isis Porto Silva de Sá                  Turma: 01B

Autor(es):

Angelo Machado

Título e subtítulo da obra:

Neuroanatomia. Funcional

Tema da obra:

Neuroanatomia

Título dos capítulos lidos:

15- Estrutura da Medula Espinhal; 16- Estruturas do Bulbo; 18- Estrutura do Mesencéfalo; 22- Estrutura e Funções do Cerebelo; 27- Estruturas e Funções do Córtex Cerebral

Palavras chaves:

  1. Neuroanatomia; 2- sistema nervoso

Edição:

2ª edição

Local de publicação:

São Paulo        

Editora:

Atheneu

Data da publicação:

2006

Páginas:

363

Páginas lidas:

59

Volume:

Único

Localização:

Biblioteca Central Universidade Federal de Sergipe – BICEN UFS

  1. Referências:

MACHADO, Angelo B. M. Neuroanatomia Funcional. 2ª edição – São Paulo: Editora Atheneu, 2006

  1. Resumo:

O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e medula espinhal. A medula espinhal é dividida em substância cinzenta e branca, que são tecidos nervosos constituídos de neuroglias e possuem fibras amielínicas ou mielínicas, respectivamente, além disso possuem núcleos, tracto, fibras de projeção ou de associação. Existem diversos neurônios e são classificados em radiculares, cordonais e internunciais. Os núcleos existem em toda a sua extensão, os mediais inervam o esqueleto axial e os laterais o esqueleto apendicular, além de possuir o núcleo torácico, substancia gelatinosa, está última recebe fibras sensíveis e nela funciona o chamado portão da dor. E a substancia branca formam caminhos por onde passam os impulsos nervosos.

O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo e bulbo. O cerebelo é constituído de três camadas, sendo elas molecular, de células de Purkinje e granular, além de possuir dois tipos de fibras que musgosas e trepadeiras e possuir alguns núcleos, que são o denteado, embolforme, globoso e fastigial. As principais funções do cerebelo são a manutenção do equilíbrio e da postura, controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários e aprendizagem motora.

O cérebro possui o córtex cerebral que é a camada mais externa do cérebro e é onde chegam os impulsos que aí irão se tornar conscientes e interpretados. Existem neurônios, células neurogliais e fibras. Quanto as suas estruturas existem dois tipos de córtex, o isocórtex, que possui 6 camadas, e o alocórtex, que possui fibras que entram no córtex cerebral. A sua classificação anatômica se baseia em uma divisão em sulcos, giros e lobos, já no ponto de vista funcional é dividido em áreas de projeções, que está relacionado com a sensibilidade e a motricidade, e áreas de associação, que envolve tudo menos a sensibilidade e a motricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com