TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Figuras Exemplares de Cuidado

Por:   •  7/11/2016  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

FIGURAS EXEMPLARES DE CUIDADO

CAPITULO XI

O cuidado é algo que está em nos além de um ato, mas como uma essência, o que comprova isso são as figuras do cuidado que temos, como aquele que vem de berço, cuidado de nossas mães e avos. Boff fala que ser mãe e mais que uma função e um modo de ser que engloba todas as dimensões de mulher-mãe e através dela que e aprendido que ser mãe de si mesmo. Esses cuidados são visto de forma privilegiada e mesmo que essas figuras morram elas sempre serão lembradas por conta desse cuidado.

Outras figuras que se assemelham é o cuidado do professor com seus alunos e da enfermeira com seus pacientes, na forma de cuidar e ter compaixão e ajudar o indivíduo a traçar caminhos certos.

 Jesus foi uma figura muito importante de ser o cuidado e de passar o cuidado, ele mostrou o ato especialmente com os pobres, os famintos, os descriminados e os doentes, através de suas parábolas nos mostrava o verdadeiro cuidado e compaixão de ajudar o próximo sem receber nada em troca. Madre Teresa de Calcutá foi um dos arquétipos vivos do cuidado essencial, ela cuidou de milhares de famintos que viviam na rua, recolhia-os da rua, ela ligou-se a ternura vital, por seu cuidado ganhou o prêmio Nobel da Paz.

Existem várias outras pessoas que se tornaram muito importante, por praticar o cuidado não só como um ato, mas de viver sua essência que e nos dado desde o nascimento, por exemplo Francisco de Assis foi visto como uma figura exemplar de grande irradiação, seu cuidado se permeava do seres humanos aos animais.

Essas figuras nos mostram a essência da pratica do cuidado, no entanto, não deve ser vista como uma dadiva dado a poucos, na verdade todos nascemos com essa essência o que difere e a pratica do ato durante a vida e como visto nos capítulos anteriores, o cuidado não e algo como uma meta que terá fim, mas sim um modo de vida.

Vemos a vivencia do ato através dessas figuras, pois eram seu modo de vida, sua forma de contemplar o mundo e ser feliz, levando em consideração o amor pelo ser humano e pela natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com