TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo Unidirecional Expurgo Recebimento\Limpeza Preparo Esterilização Guarda e Distribuição

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES SOBRE AULA 1

Instrumentação cirúrgica

1-DESCREVA O FLUXOGRAMA DO CME?

Fluxo Unidirecional Expurgo Recebimento\Limpeza Preparo Esterilização Guarda e Distribuição.

Expurgo - setor responsável por receber, conferir, lavar os materiais. Faz separação de material de lavagem manual (produtos delicados e materiais de vídeo) e lavagem automizada, aonde as pinças tem que ser abertas e colocadas em cestos aramados, retirar tapetes de silicone se tiver, utilizar todos EPIS para se proteger não misturar materiais como, por exemplo, cubas com piças, comadres.

Preparo - setor responsável por preparar e acondicionar os materiais para esterilização tem que ser utilizados EPIS também, pinças serão separadas e colocadas em invólucros especiais e colocados indicadores integradores classe V e emuladores VI.

Esterilização - responsável pela esterilização dos materiais por métodos físicos e químicos.

Guarda e distribuição - setor responsável pela armazenagem dos materiais estéreis, obedecendo a uma ordem cronológica, com estantes aramadas e com distancia do teto de 45 cm, 5 cm da parede e 20 e 25 cm do piso com temperatura ideal de 19ºC a 23ºC. Área restrita, com mãos limpas e utilizado mascara. Depois segue para setor de origem.

2-QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSEPSIA E ANTISSEPSIA?

Assepsia - É a limpeza e remoção de sujeira e detritos em superfícies, para diminuição ou/e eliminação de bactérias.

Antissepsia - A refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos.

3-DESCREVA A DESINFECÇÃO MÉDIA NIVEL E ALTO NIVEL?

Médio nível:

Eliminam bactérias vegetativas, a maioria dos vírus, fungos e microbactérias da TB =>Álcool 70%.

Alto nível:

Destrói todos os microrganismos com exceção a alto número de esporos => Glutaraldeído 2%%; ácido peracético; ác. Peracético+peróxido de hidrogênio

4-DESCREVA A DEGERMAÇÃO CIRURGICO?

Diminuição do número de microrganismos, após a escovação da pele com antissépticos.

5-DESCREVA OS TRÊS TIPOS DE PVPI E CLORHEXEDINA E SUAS INDICAÇÕES?

Degermante - que é indicado para o preparo das mãos dos profissionais, cirurgias, instalação de cateteres vasculares e urinários e pele do paciente cirúrgico. Não utilizar em curativos e mucosos.

Alcóolico a 10% - preparo pré-operatório da pele do paciente, após degermação com PVPI. Não usar em mucosas, curativos e lesões por pressão.

Aquoso - preparo de mucosas para realização de procedimento cirúrgico. Não usar para preparo de pele do paciente cirúrgico, exceto na ausência de PVPI alcoólico. Não usar para degermação/antissepsia das mãos de profissionais

6-NO REPROCESSAMENTO DE ARTIGOS CIRURGICOS QUAL É A ETAPA FUNDAMENTAL DO PROCESSO E QUAIS SÃO AS MEDIDAS ESSÊNCIAIS QUE DEVEM SER TOMADAS NESSA ETAPA?

Limpeza - A Remoção das sujidades visíveis orgânicas e inorgânicas de um artigo e por seguinte, retirada da carga microbiana e remoção de sujidade de artigos por meio de fricção ou limpeza automizada.

7-NA ETAPA DE PREPARO DAS BANDEJAS CURURGICOS, QUAIS SÃO MEDIDAS E CUIDADOS ESSÊNCIAIS QUE O PROFISSIONAL DA AREA DEVE ADOTAR NESSA ETAPA?

Utilização dos EPIS, verificação das pinças testar (tesouras) e matérias, organização conforme lista da bandeja, colocar os indicadores de classe V ou classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com