TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento dos Resíduos de Serviço em Saúde

Por:   •  2/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Gerenciamento dos Resíduos de Serviço em Saúde

O gerenciamento dos Resíduos de Serviço em Saúde (RSS) é constituído por vários procedimentos de gestão com bases científicas e técnicas, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e providenciar um destino seguro para o lixo, visando à proteção do profissional, a saúde publica, aos recursos naturais e do meio ambiente. A Resolução RDC ANVISA nº306/04 rege os RSS, no planejamento dos recursos físicos, materiais dispensáveis e a capacitação dos recursos humanos. Toda a unidade geradora de RSS deve organizar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), baseando–se na complexidade, frequência dos serviços, tecnologia e eficiência prestados pelos profissionais a cada paciente. O Enfermeiro realiza e usa de suas habilidades e competências para avaliar, pode ser chamado de sistema de gerenciamento externo (SGE).

 A classificação dos resíduos de serviços de saúde esta descrita nas resoluções RDC nº385 do CONAMA, classificado em cinco grupos:

 Grupo A – (Potencialmente infectantes), resíduos que apresentam grande potencial de riscos a saúde, meio ambiente, devido à presença de agentes biológicos. Grupo B – (Químicos), resíduos contendo substâncias químicas, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade apresentam riscos a saúde publica e ao meio ambiente. Grupo C – (Rejeitos Radioativos), provenientes de laboratórios de analises clinicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Resolução da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN-6-0. Grupo D – (Resíduos Comuns), resíduos que não apresentam riscos biológicos a saúde e ao meio ambiente, podendo ser equiparado ao resíduo domiciliar. Grupo E – (Perfuro cortantes), resíduos perfurocortantes ou escarificantes lâmina de barbear, agulha, escalpes, ampolas de vidro, brocas, lâminas endodônticas, lâmina de bisturi, lancetas, tubos capilares, todos os utensílios de vidro, espátulas, micropipeta.

 Acondicionamento

 Embalar os resíduos já segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamento, punctura ou ruptura. Os recipientes têm que ser de tamanho equivalente com a produção de resíduos diário. Os resíduos sólidos devem ser armazenados em sacos resistentes a vazamento, punctura e ou rupturas, respeitando o limite de peso.

Referências

www.cro-rj.org.br/.../Biossegurança%20ESTERILIZAÇÃO.doc([17] BRASIL. Projeto de norma No. 23:001-04-007 de embalagem para esterilização a vapor. ABNT.>, acesso em 09/09/2015.

43.. pdf>. Acesso em: 1 abr. 2015. R e v. Meio A m b. Saúde 2 0 0 7; 2(1): 3 3-4 3. Marques, GM e Portes, CA>.

, acesso em 09/09/2015.

, acesso em 10/09/2015.

, acesso em 09/09/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com