TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM UTI: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM ENFOQUE NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Por:   •  15/9/2018  •  Artigo  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 18

CLEIDE DOS SANTOS SILVA BARROSO

IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM UTI: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM ENFOQUE NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

BRASÍLIA - DF

2018

CLEIDE DOS SANTOS SILVA BARROSO

IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM UTI: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM ENFOQUE NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

Trabalho de conclusão de curso apresentado para o Programa de Pós-Graduação da Faculdade LS como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, orientado pela professoraEsp. Rebeca Xavier Dutra.

BRASÍLIA - DF

2018

IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM UTI: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM ENFOQUE NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

IMPACTS OF HUMANIZED ASSISTANCE IN ICU: A REVIEW OF LITERATURE WITH AN APPROACH TO NURSING ASSISTANCE

CLEIDE DOS SANTOS SILVA BARROSO

Pós-graduanda do curso de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela faculdade LS.

REBECA XAVIER DUTRA

Professora e orientadora da faculdade LS.

RESUMO

O enfermeiro é parte importante dentro de um hospital, em qualquer área do atendimento, principalmente dentro das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), sendo exposto a diversos perigos e sempre agindo com ética. O presente trabalho trata de uma análise do papel do enfermeiro dentro das unidades de atendimento intensivo e como é dada sua função dentro dessas unidades, desde a observância da rotina e o desenvolvimento do tratamento prestado pelas equipes multiprofissionais, além da identificação a relevância do enfermeiro nos cuidados com pacientes críticos. Sendo necessária vasta pesquisa bibliográfica, dar-se-á de uma revisão narrativa, integrativa com análise descritiva, forma usada e tida como eficaz nas pesquisas da área da saúde, sendo utilizados artigos de referências disponibilizados pelo sistema Scieloe Google acadêmico, sendo necessários 14 (quatorze) artigos, sobre o tema, todos em língua portuguesa, sendo os mesmos datados em média dos anos de 2005 a 2017.Foi percebido pelo presente estudo que apesar de toda sobrecarga encontrada pelos enfermeiros dessas unidades, o papel deles tem sido prestado com ética e eficiência.

Palavras-Chave: Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cuidados. Enfermeiro.

ABSTRACT

This article deals with the importance of the role of hospital auditing in hospital accounts, for this it is necessary to survey the importance of nurses in this analysis of hospitalizations, spending on medicines, among other forms of expenses. It also seeks to analyze a minutia in the medical treatments employed, if they could be made less costly for the hospital unit. In order for the final results to be achieved it is necessary to bring the following problem: How does the internal audit work in the billing of hospital accounts in the absence of technical evidence? To make this article were used articles made available by the Scielo and Google academic system. As a result, it was identified the importance of the nurse, associated with other types of professionals in the area of finance, which helps to minimize expenses and better distribute the resources to be spent by the hospital, where it will be allying specific knowledge with other areas to try to optimize hospital spending.

KEYWORDS: Nurse. Audit. Health. Hospital. Accounts.

INTRODUÇÃO

A unidade de terapia intensiva (UTI) é o setor de saúde que visa o acolhimento de pacientes, que se encontram em situações graves ou que ensejam um acompanhamento mais intenso, para um melhor tratamento da sua patologia, o intuito dos profissionais envolvidos nessa área é de garantir uma melhora clínica, aumentar as chances de recuperação além de manter a sobrevivência desse paciente(KLOCK & ERDMAN, 2012).

Atualmente tem crescido a busca por profissionais da saúde que sejam altamente qualificados, sejam em todas as formas de atendimento à saúde. Nas UTIs são nítidas as necessidades crescentes de investimento de pessoal e de equipamentos, uma busca crescente pelo o atendimento humanizado. O cuidado é considerado como o objeto e a essência da enfermagem, pois essa profissão envolve vário saberes, entre eles, o saber afetivo a arte de cuidar (WALDOW, 2011).

O enfermeiro é capacitado durante seu período de estudos para atender o paciente de forma holística, desde a sua recepção até o seu acompanhamento e preparo do ambiente de trabalho, resultando assim em benefício e bem-estar durante sua estada no ambiente hospitalar. Porém, é preciso ir além do cuidado curativo, pois em um momento de cuidar não se pode esquecer a singularidade, a integralidade e o contexto de vida do indivíduo (COSTA, 2005).

Cabe a ele a competência de gerenciar sentimentos e direcionar tratamento humanizado, em algumas unidades a exemplo de Terapia Intensiva (UTI)(LUCE, 2010).

Os cuidados prestados dentro dos ambientes hospitalares sejam em qualquer setor assim como na terapia intensiva (UTI), proporcionam características e importância primordial como forma de prestar um conforto e um prolongamento a vida desses pacientes (CHAVES, 2012).

Para que os objetivos do estudo possam ser alcançados, se faz necessário o levantamento da seguinte problemática: O enfermeiro está preparado para prestar um atendimento humanizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)?

O objetivo geral do trabalho é destacar a importância do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e como o atendimento humanizado é algo de suma importância na relação pacientes e enfermeiros (LUCE, 2010).

MATERIAIS E METÓDOS

Como forma de obtenção dos artigos, foi realizado um levantamento em bancos de dados eletrônicos da Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com