TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES SOCIOECONOMICO NA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE - EAD DISCPLINA: INDICADORES SOCIOECONOMICO NA GESTÃO PÚBLICA

O trabalho deve ser realizado individualmente ou em dupla (se dupla, preferencialmente que os alunos sejam do mesmo município).

Observação: se identificar duplicidade de participação em duplas diferentes (um mesmo aluno em mais de uma dupla) todos os alunos das duplas envolvidas terão suas notas reduzidas no seguinte critério: (i) aluno em duplicidade redução da nota para zero e; (ii) participantes das duplas em foi identificada a duplicidade redução em 50% da nota que foi atingida na correção do trabalho.

Prazo de entrega: 09/07/2018 (segunda-feira), até as 23h55min, via Moodle Nota da Avaliação: 0,0 (zero) a 10,0 (dez)

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

As dimensões para análise de um contexto econômico ou de uma realidade social pela gestão pública são diversas (saúde, educação, segurança, trabalho entre outras). A observação e a intervenção dos gestores públicos, ou mesmo da sociedade, sobre a realidade ou fenômeno social observado, devem gerar relatórios de diagnósticos os quais devem ser acompanhados por propostas de ações que tenham eficiência, eficácia e efetividade. Em outras palavras, de nada adianta apontar falhas ou pontos que necessitam de melhorias sem indicar possíveis soluções plausíveis.

Em termos práticos, significa extrair da dimensão ampla o que especificamente quer estudar: identificar um problema. Por exemplo, na dimensão saúde (dimensão ampla), um problema é a redução, desde 2013, na cobertura (taxa) vacinal para poliomielite e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), conforme reportagem da BBC Brasil (2017).

Esse problema é identificado pela análise do indicador de cobertura vacinal. Sua solução requer a identificação de variáveis (potenciais causas). Uma vez identificada as potenciais causas (diagnóstico) devem ser definido o plano de ações e as respectivas metas de alcance destas ações (planos ou programas). Após definir o plano ou programa de ações inicia-se sua implementação (execução) com uso de medidas (indicadores) para avaliar/acompanhar o alcance das ações realizadas e comparar com as metas, isto é, avaliar o resultado (vejam, no Tema 3 – parte 1- o fluxo dos objetivos da ação pública e Modelo de Avaliação de Políticas Públicas).

Considerando esse contexto, pede-se para fazer uma análise da cobertura vacinal da tríplice viral de um município paranaense (de preferência aquele em que você reside ou trabalha) para o período de 2000 a 2017 e definir um plano de ação.

A análise deve conter os seguintes dados:

  1. Nome do Município.
  2. Diagnóstico do problema e período de análise: cobertura vacinal da tríplice viral no período que se inicia no ano 2000 até o período mais recente que obtiver dados para o município escolhido. Compare com a média histórica da Regional de Saúde que o município escolhido pertence e com a média do seu Estado. Apresentar as informações (gráficos ou tabelas) e as respectivas fontes, seguida por uma breve análise.
  3. Analisar as informações obtidas em “b” e apontar e justificar as potenciais causas para o comportamento histórico do município escolhido (aumento, redução ou manutenção) da cobertura vacinal da tríplice viral do período analisado em “b”.
  4. Definir um plano de ação, com respectivas ações (descreva a ação) e metas (indicador a ser atingido) para os próximos 05 anos (2019 a 2023) para a cobertura vacinal da tríplice viral.


Recomenda-se que para cada causa potencial, identificadas em “c”, tenha uma ação e uma meta. Assim, se identificar três causas, deve-se ter três ações e três metas.

  1. Apresentar e justificar três benefícios (resultados) econômicos esperados para o município com as ações, definidas em “d”, após implementação.

Fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41045273  http://pni.datasus.gov.br/ http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=534

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com