TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia

Por:   •  29/5/2015  •  Bibliografia  •  5.544 Palavras (23 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 23

IMUNOLOGIAContra a gama crescente de agentes infecciosas existentes no ambiente, o organismo humano desenvolveu uma vasta diversidade de mecanismos de defesa que conseguem estabelecer um estado de imunidade contra infecções. Alguns sistemas são chamados de inatos, pois não são afetados por um contato prévio com o agente infeccioso, por outro lado a efetividade do sistema pode ser consideravelmente afetado por um contato prévio, neste caso temos um mecanismo de imunidade específica adquirida 

I) CÉLULAS QUE ATUAM NA DEFESA IMUNE

O sangue é o principal fluido que atua no sistema imune. Todas as células do sangue são produzidas na medula óssea através de uma célula hematopoiética totipotente.

A tabela abaixo descreve as principais células produzidas pela medula óssea, bem como a função desempenhada[pic 1]

 CÉLULAS QUE ATUAM NA IMUNIDADE INATA

a)       Neutrófilos polimorfosnucleares – células de vida curta com citoplasma rico em grânulos enzimáticos contendo peroxidases, lisozimas e fosfatase alcalina. Atuam principalmente contra bactérias piogênicas (formadoras de pus)

b)       Macrófagos – provenientes da diferenciação de monócitos que saem da circulação. Sistema de fagócitos mononucleares – encontrado na membrana basal dos vasos, nos pulmões, no fígado etc.; são células de vida longa, ricas em mitocôndrias. Atuam no combate de bactérias, vírus e protozoários. 

CÉLULAS QUE ATUAM NA IMUNIDADE ADAPTATIVA

LINFÓCITOS B

Base da resposta imune humoral, onde os anticorpos reagem com determinatnes antigênicos presentes no sangue, linfa e fluidos tissulares. A maior parte das células B é exterminada durante a deleção clonal; aquelas que escapam entram na circulação e são capazes de ativar a seleção clonal desde que interaja com um antígeno específico.

Durante esta ativação existem sinais químicos que fazem o linfócito B se diferenciar em plasmócito, tipos celulares capazes de secretar anticorpos com a especificidade de se ligar a antígenos como aqueles que ativaram a célula B mãe.

Os anticorpos são moléculas de origem protéica, sendo formadas por duas cadeias leves e duas cadeias pesadas que se organizam tendo uma forma de Y. Conforme seu papel desempenhado no organismo estes anticorpos são divididos em diferentes tipos de imunoglobulinas.

a)       IgG – mais abundante do corpo, presente na maioria dos líquidos extravasculares combatendo microorganismo e suas toxinas. É capaz de atravessar a placenta e pode ativar fortemente os fagócitos mononucleados e os neutrófilos polimorfonucleares.

b)       IgA – presente na superfície externa do corpo onde encontramos secreções muco-serosa. Ativa fracamente os fagócitos mononucleados e os neutrófilos polimorfonucleares.

c)       IgM – primeira linha de defesa contra bactérias. Age como um aglutinador. Incapaz de ativar os fagócitos mononucleados e os neutrófilos polimorfonucleares. Atuam principalmente através da ativação do sistema complemento.

d)       IgD – presente na superfície dos linfócitos

e)       IgE – protege as superfícies externas do corpo. Tem sua expressão aumentada por infecções parasitárias, sendo também responsável pelos sintomas de alergia. Ativa fracamento os fagócitos mononucleados e os neutrófilos polimorfonucleares, mas é capaz de ativar fortemente os mastócitos e os basófilos. 

LINFÓCITOS T

Produzidos na medula óssea e maturados no timo, onde sofrem a deleção clonal caso sejam hábeis em gerar respostas contra o próprio organismo

São as células efetoras da resposta imune celular, sendo direcionada contra qualquer fator, desde um vírus até contra uma mutação que transformou uma célula normal em uma célula cancerígena.

As células T possuem glicoproteínas como receptores de superfície - MHC. A principal diferença entre o anticorpo e o receptor da célula T está no fato de que o anticorpo se liga ao antígeno intacto, enquanto que os receptores da célula T não reconhecem o determinante antigênico diretamente, mas o fragmento de um determinante antigênico ligado a uma molécula de MHC presente na membrana da célula apresentadora de antígeno.

Após serem ativadas pela seleção clonal, as células T geram dois tipos de células efetoras:

Linfócito T citotóxico (cel. TC) -  reconhecem células infectadas por vírus e a matam por lise

Linfócito T auxiliar (Cel. TH) – auxiliam as células efetoras da resposta imune humoral e da resposta imune celular, se ligando ao antígeno antes da ativação da célula B. Caso auxilie na resposta imune humoral, a célula TH utiliza as células com MHC da classe II, enquanto que na resposta imune celular utiliza-se a células com MHC da classe I.

Linfócito T supressor (cel TS) – controla a intensidade da resposta imune

 

IMUNIDADE INATA

A principal característica deste sistema consiste no fato dele não se aperfeiçoar com as repetidas exposições a infecção.

A principal forma de se evitar uma infecção é impedir a entrada no microorganismo no corpo. Para isto temos na pele, nos olhos, nas mucosas e nas membranas que cobrem as superfícies internas do corpo uma linha defensiva composta por enzimas, muco e ácidos que impedem a aderência do patógeno nas membranas celulares, como exemplo temos as lisozimas, espermina, ácido gástrico, ácido láctico, proteoglicanos secretados por diferentes células do nosso corpo.

Quando alguns destes mecanismos falham, entra em ação o principal evento de imunidade inata: a fagócitose.

Duas principais células participam do processo:

a)      neutrófilos polimorfonucleares (PMN): é uma célula de vida curto com citoplasma rico em grânulos de dois tipos: azurófilos primários – efetores não oxidativos e os secundários específicos – enzimas de ação específica. Atuam contra bactérias piogenicas

b)      Macrófagos: constituem o sistema de fagócitos mononucleares. São células de vida longa, que combatem bactérias, vírus e fungos que sobrevivem dentro das células do hospedeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (243.6 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com