TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia: Vacina Pneumocócica

Por:   •  9/6/2015  •  Ensaio  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Imunologia: Vacina Pneumocócica

Há muito se estuda o streptococcus pneumoniae, bactéria gram positiva conhecida como pneumococo, presente na flora bacteriana normal dos seres humanos, seu habitat é as vias aéreas superiores. Causa doenças no humano, quando em situações oportunista invade o organismo como otites, sinusites, faringites e conforme sua invasão doenças mais graves, como pneumonia, meningites e com o agravo destas sepse  e morte.

Crianças e idosos são os mais acometidos, devido a imaturidade e a senescência do sistema imune.

As cepas revestidas de cápsulas polissacarídica, são patogênicas ao homem,  impedem células fagocitárias de exercer seu papel durante invasão, com falha dos participantes da imunidade natural, ocorre necessidade da ativação do sistema complemento, que irá opsonizar e facilitar a fagocitose, logo, doenças pneumocócicas dependem da produção de anticorpos que agirão como opsionizadores para se efetivar a fagocitose destas bactérias. 

A cápsula polissacarídica, protege o pneumococo da fagocitose e do reconhecimento pelo sistema imunitário, é liberado adesinas que permitem a adesão do pneumococo ás células da faringe e epitélio respiratório, pneumolisinas desestabilizam as membranas das células humanas, danificando e destruindo, ativam o sistema complemento, assim como o ácido tecóico direcionando contra as células do hóspede. Ocorre protease de igA, presente nas mucosas, produz também peróxido de hidrogênio que causa mais danos celular e fosforilcolina que se liga a receptores das células do hospede, permitindo o acesso ileso do pneumococo ao sistema imune.

As vacinas atualmente em uso dos sistemas de saúde, mostra se eficientes na prevenção das doenças pneumocócicas, porém o número de cepas  alvo ainda é pequena, para os 90 tipos já descobertos que são de maior ou menor grau patógeno ao homem.

Disponível para uso conforme indicação e norma do Programa Nacional de Imunização (PNI) temos as seguintes:

Tipo

Composição

Indicação

Contra indicação

Esquema Vacinal

Via de Adm.

07- Valente

Sorotipos 4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F de Streptococcus pneumoniae.

Crianças de 6 semanas a 9 anos, contra doença invasiva, pneumonia e otite.

Para pacientes hipersensíveis ao látex ou a qualquer dos componentes da vacina, incluindo o toxóide diftérico. Não é indicada para adultos.

Serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança, ideal com 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses.

I.M

PCV 10-Valente

Sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F. Conjugada com a proteína D de Haemophilus influenzae para oito de seus sorotipos e carreadores de toxóide diftérico (DT) e de toxóide tetânico (TT ou T) usados por dois sorotipos.

Crianças entre 2 a 23 meses de idade.

Nº de doses de acordo com a idade de início da vacinação.

Essa vacina não deve ser aplicada em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina. Imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia. Não se indica para adultos

Serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança, ideal com 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses.

Nº de doses de acordo com a idade de início da vacinação.

I.M

PCV13-Valente

Sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F

Crianças saudáveis entre 2 meses e 6 anos de idade,

Crianças que iniciaram o esquema de imunização com a vacina conjugada 7 valente e não terminaram- devem completar a série com a vacina conjugada 13 valente. Considerando intervalo de 2 meses entre as doses.Crianças saudáveis entre 2 e 6 anos de idade com imunização completa (4 doses) da vacina conjugada 7 valente- devem fazer uma dose de vacina conjugada 13 valente (PCV13).Crianças entre 2 e 6 anos com condições clínicas específicas – devem fazer dose única da 13 valente.

“Adultos acima de 50 anos e de 19 anos com indicação clínica.

Contraindicada para crianças alérgicas a qualquer dos componentes da vacina.

Serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança, ideal com 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses.

Em idade acima de 50 anos a dose é única.

I.M

PPV 23-valente

Polissacárides de 23 sorotipos de pneumococos- 1,2, 3, 4, 5, 6B, 7F , 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F , 14, 15B, 17F , 18C , 19F , 19A, 20, 22F , 23F , 33F .

É recomendada para pessoas maiores de 2 anos portadoras de doenças pulmonares, cardíacas, hepáticas, diabetes, pessoas com sistema imunológico debilitado e alcoolismo.

Crianças menores de 02 anos, pessoas que tenham recebido uma dose da vacina há menos de 5 anos, exceto com razão médica especial.

Dose única

I.M

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com