TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciativas atuais para a redução do lixo - Ergonomia e Biosegurança

Por:   •  28/4/2016  •  Seminário  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

INICIATIVAS ATUAIS PARA A REDUÇÃO DO LIXO. (Bruna Ehmke)

Lixo é um problema mundial, onde a maioria dos países não tem a cultura de reciclar, não são educados nesse assunto e geram um grande acumulo de lixo que é prejudicial ao planeta. Acumulo de lixo já é um assunto bem antigo que só vem piorando com a modernização, pois a população recorrem a alimentos industrializados e artigos do dia a dia, como pratos,copos, talheres descartáveis por conta da praticidade e acabam resultando no acumulo excessivo de lixo em lugares inapropriados gerando uma serie de problemas ambientais e comprometendo a saúde da população.

Para cessar esse aglomerado de problemas causados pelo descarte incorreto de lixo, devemos educar as pessoas a nossa volta, e pedir para que elas repassem seu conhecimento adiante de forma que todos sejam conscientizados sobre os prejuízos que o lixo causam e os benefícios que podemos colher com uma simples ação de reciclar.

Existe uma pratica simples, elaborada por Biólogos com formação especifica em gestão ambiental, que utilizam a técnica do 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) eles disponibilizam por meio de site iniciativas para o publico de qualquer idade e profissão, além de alertar os riscos gerados para nossa saúde a poluição do meio ambiente. Esse e outras praticas simples tornara o ambiente onde moramos em lugares mais agradáveis de viver.

O Governo e ONGS tem uma papel importante nesse assunto, pois são eles que cobram de empresas sua contribuição. Utilizando o método de atingir metas, as empresas tem que estabelecer postos de recolhimentos de suas embalagens descartadas por seus consumidores, adquirindo assim credibilidade e valorização da sua marca como uma “empresa sustentável.

Além das metas existe uma  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/05, de autoria do deputado Luciano Zica (PT-SP) que incentivara empresas reutilizar matérias a fim de propor a redução e impostos, essa redução irá depender da porcentagem de itens reciclados.

Ainda sobre essa questão, temos a logística reversa que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi lançada pelo governo em 2011 que torna toda a sociedade, seja ela, comercio, industria, consumidores, responsáveis pelo produto que consome, produz e seu descarte.

O grupo EcoRodovias é um exemplo de empresa de sustentabilidade, que reutiliza pneus na produção de asfalto. Na pavimentação de 1 km de rodovias com asfalto-borracha, a Ecovias, empresa controlada pelo grupo, reutiliza 600 pneus. Mesmo essa tecnologia custando 30% mais caro que o processo comum, o  engenheiro assessor de projetos especiais da EcoVias, Paulo Rosa, afirma que é ecologicamente correto, afim de reduzir resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

É importante mencionar os benefícios que a reciclagem proporciona para a população ter interesse em praticar esse ato que consiste não apenas em adquirir um produto com embalagem reciclável mas trabalhar em conjunto dessa ação e descartando em lugares apropriados no qual a embalagem será reutilizada a fim de: reduzir custos de produção em empresas, reduzir também a extração de recursos naturais que serve de matéria-prima nas produções em industrias, gerar empregos em Cooperativas de catadores de materiais recicláveis nas grandes cidades onde o cidadão ao ajudar na preservação ambiental consegue obter uma renda para se sustentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com