TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intoxicação por agrotóxicos no Brasil: os sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

TRABALHO AVALIATIVO:

Intoxicação por agrotóxicos no Brasil: os sistemas oficiais de

informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos

        

        

APARECIDA  MOURA CARVALHO

SÃO PAULO/ SP

2015

O estudo do artigo afirma que o trabalho agrícola é uma das mais perigosas ocupações na atualidade. Dentre riscos os agrotóxicos são relacionados a infecções agudas, doenças crônicas, problemas reprodutivos e danos ambientais. A OMS estima que os agrotóxicos causem 70 mil infecções agudas e crônicas que evoluem para óbito e pelo menos 7 milhões de doenças agudas e crônicas não fatais, devido aos pesticidas.

O consumo de agrotóxicos no Brasil cresceu muito, transformando o país em um dos lideres mundiais no seu consumo. A pesquisa sobre os danos que esses agrotóxicos causam ao ser humano também cresceu, mas é insuficiente conhecer para conhecer a dimensão dos danos á saúde. O problema apontado é a falta de informação sobre o consumo de agrotóxico e consequentemente a insuficiência de dados sobre intoxicações por estes produtos.

Assim, o artigo busca avaliar os dados sobre intoxicações por agrotóxicos obtidos em fontes oficiais de registro, como o SINITOX, SIH/SUS, CAT, SINAN, e para dados de mortalidade, o SIM.

Os métodos utilizados foram a examinação da estimativa de intoxicação e morte por agrotóxicos, depois analisados os dados do Receituário Agronômico como instrumento de avaliação do consumo de agrotóxico no Brasil e então avaliados vários estudos brasileiros sobre intoxicações por agrotóxicos em trabalhadores rurais. Pode-se falar que os métodos utilizados no trabalho abordado faz referência a aula exposta pelo professor, quando fala que avanços recentes da epidemiologia usa métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças e definir estratégias de prevenção e controle.

Foi observado que existem vários sistemas oficiais que registram intoxicações por agrotóxicos, mas nenhum deles corresponde adequadamente como instrumento de vigilância. Na prática, apenas registram os casos agudos e mais graves, e os casos crônicos não são captados por nenhum desses sistemas.

Sobre os Receituários Agronômicos foram discutidos entre profissionais da área, mas não se identificou um padrão específico, evidenciando a insuficiência do RA como fonte de informação.

Como cita o autor, pesquisa sobre epidemiológica sobre as intoxicações por agrotóxicos no Brasil ainda é uma área com várias lacunas a serem preenchidas. O processo de qualificação dos registros oficiais implica em análises frequentes desses registros e na devolução para o sistema, identificando as fragilidades e estimulando a melhoria das notificações.

Destaca-se a necessidade urgente de um sistema confiável de informações sobre o consumo de agrotóxicos no país. O RA vem se distanciando do controle de uso desses produtos como objetivo original.

A relevância do tema e o enorme contingente de trabalhadores expostos é um estímulo para a pesquisa epidemiológica sobre intoxicações por agrotóxicos, que no Brasil ainda tem um vasto campo para se desenvolver (FARIA, N.M.X. et al).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com