TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Anatomia humana.

Por:   •  8/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

VAN DE GRAAFF, Kent M. Anatomia humana. 6.ed. São Paulo: Manole, 2003. 840p.

                                 

                             Introdução a Anatomia humana.

Anatomia humana é a ciência que estuda as estruturas do corpo e suas partes. O termo anatomia deriva da palavra grega que significa “cortar em partes”, é uma ciência dinâmica e em progresso com um grande legado, que continua fornecendo bases para as pesquisas médicas, bioquímicas e entre outras mais.

Para alcançar essa compreensão o autor Van De Graaff, transporta seus leitores em diferentes épocas e lugares, trazendo a importância de conhecer anatomia. O giro pela história proposto pelo o autor subdivididos em Período Pré-científico onde  aborda que o interesse pré-histórico pela anatomia se deu sem duvidas pelo instinto de sobrevivência  e Período Cientifico que trás descrições anatômicas em escrita cuneiforme por pessoas que viveram na Mesopotâmia aproximadamente 4000 a.C. Os egípcios de cerca de 3400 a.C. que criaram técnicas de embalsamento embora as técnicas não tenham sido  registradas portanto  não favoreceram o estudo da anatomia. Na China acreditavam que tudo no universo dependia do equilibro entre yin e yang, e essa filosofia chinesa  favorecia a prática da acupuntura.

O porque da acupuntura ser eficiente mantem-se um mistério. Correlatos afirmam que com a prática da mesma há formação de endorfina no interior do cérebro. No Japão o avanço da anatomia deve-se em grande parte à influência de chineses e holandeses, porem as práticas holandesas só vieram ser adotadas totalmente em 1774 marcando a era moderna. Na Grécia antiga anatomia encontrou grande aceitação. Os gregos tornaram-se obsessivos pelo o corpo humano, o que levou a pratica de dissecações e vivissecções, a prova esta na riqueza de detalhes dos desenhos e nas escritas de grandes filósofos, marcando o inicio da anatomia como ciência.

Jacob, S., Francone, C. e Lossow, W. Anatomia e Fisiologia Humana.5.ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1990. 569p

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é responsável pela adequação do organismo ao ambiente. Sua função é perceber condições dos ambientes externos e interno e produzir respostas que podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.

Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, os autores de Anatomia e Fisiologia Humana, leva seus leitores a um fantástico passeio envolvidos pela riqueza de detalhes e imagens. Para da inicio a descrição o sistema Nervoso pode ser dividido em duas partes: central e periférico.

O SNC  é composto pelo o encéfalo e a medula espinhal posicionados no crânio e no canal vertebral.

O sistema periférico possui doze pares de nervos cranianos e trinta e um pares de nervos espinhais. O sistema nervoso ainda é composto por um tecido especial que inclui dois tipos de células importantes: os neurônios, elementos ativos da condução e a neuroglia, elementos de suporte.

Os neurônios podem ser classificados por sua estrutura, descritos como: unipolares,bipolares e multipolares.

 

VAN DE GRAAFF, Kent M. Anatomia humana. 6.ed. São Paulo: Manole, 2003. 840p.

Sistema ósseo- Apendicular e Axial

Os componentes axial e apendicular do sistema esquelético de uma pessoa adulta consistem em aproximadamente 206 ossos individuais dispostos para formar a forte e flexível armação do corpo humano. O número exato de ossos diverge de uma pessoa para outra, dependendo da idade e de fatores genéticos. No momento do

nascimento, o esqueleto apresenta em torno de 270 ossos, com o desenvolvimento (ossificação) dos ossos que  ocorre geralmente durante a infância, o número aumenta. Mas na adolescência, o número de ossos diminui, à medida que ossos são separados gradualmente e vão se fundindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com