TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Híbrida Histologia

Por:   •  20/4/2021  •  Monografia  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

AVALIAÇÃO 1

1° semestre/ 2021

Disciplina: Híbrida Histologia 60h

Curso: Enfermagem

Turma: manha

Docente: Profa. Dra. Susana Melo

Discente: Andreia da Silva Lima Oliveira

Matrícula: 01391538    

Data: 07 \ 04 \ 2021

Faça a prova com CALMA E ATENÇÃO!

  1. Sobre a biossegurança em laboratórios, analise os símbolos a seguir e assinale a alternativa que represente, de forma CORRETA, a quais riscos estes símbolos pertencem, respectivamente: (1,0 ponto)

[pic 2]

  1. Ergonômico e Biológico.
  2. Radioativo e Químico.
  3. Biológico e Radioativo.
  4. Radioativo e Infectante.

  1. A elétron-micrografia apresentada é de uma especialização apical das células epiteliais, do tecido epitelial de revestimento, tem como principal função exercer intensa absorção, podemos afirmar que se trata de (1.0 ponto):

[pic 3]

Fonte: Junqueira e carneiro, 2018.

  1. Interdigitações
  2. Estereocílios
  3. Flagelos
  4. Microvilosidades

                                                   

  1. Os tecidos epiteliais glandulares são constituídos por células especializadas na atividade secretora. Possuem glândulas unicelulares e pluricelulares. Sobre as glândulas pluricelulares, assinale a resposta certa (1.0 ponto):  

  1. A glândula caliciforme é encontrada no revestimento interno do intestino e do sistema respiratório.
  2. As glândulas adrenal e hipófise são exemplos de glândulas exócrinas cordonais.
  3. As glândulas exócrinas sempre têm duas porções: uma secretora e outra formada por ductos excretores, exemplo: glândula sebácea.
  4. As glândulas salivares podem ser consideradas mistas, pois atuam como endócrinas e exócrinas.

  1. Explique de que maneira o tecido conjuntivo desempenha as funções de sustentação, preenchimento, armazenamento, reparação e até mesmo de defesa no corpo humano. (1.0 ponto)

R : o tecido conjuntivo desempenha várias funções tais como a Sustentação que dar  o suporte para o tecido epitelial muscular e nervoso, tendo também como o preenchimento que serve para preenche todos os espaço entre os variado tipo de tecido, e temos também o Armazenamento que o nome já diz , AMAZENAMAR que serve para armazenar o tecido conjuntivo e o tecido adiposo, glicosaminoglicana e eletrólitos ,tecidos conjutivos frouxo,na constituição do tecido conjuntivo, esta incluída células fagocitária e células produtoras de anticorpos tais como plamocitos além da substancia fundamental, funcionado como barreiras para evitar que a bactérias penetre, e ate mesmo outras partículas que atinge  o conjuntivos.   

  1. Com base no artigo Lebreiro et al., 2010, sobre a síndrome de Marfan, manifestações clínicas, fisiopatologia e novas perspectivas da terapêutica farmacológica, assinale a resposta incorreta (1.0 ponto):

  1. Em 1896, Antoine-Bernard Marfan, descreveu uma criança  de 5 anos com várias anomalias esqueléticas, realçando o excessivo crescimento dos ossos longos.  
  2. A doença é causada pela falta de resistência nos tecidos ricos em fibras elásticas, com um padrão de hereditariedade autossômico dominante, localizado no cromossomo 15.
  3. As manifestações clinicas são: alterações da válvula coronária, disfunção da válvula aórtica, escoliose, descolamento do cristalino, deformação grave do esterno e da coluna vertebral, dentro outros sintomas que são vistos nos pacientes acometidos por essa doença.
  4. O diagnóstico clínico da Síndrome de Marfan requer uma equipe multidisciplinar.

  1. A fotomicrografia representa um tipo de tecido conjuntivo de coloração escura, que se deve a vascularização abundante e numerosas mitocôndrias em suas células.  É especializado na produção de calor e termorregulação de recém-nascidos. Sendo encontrado apenas em bebês recém-nascidos, desaparecendo com o crescimento. Assinale a resposta certa (1.0 ponto)

[pic 4]

Fonte: Junqueira e Carneiro, 2018.

  1. Tecido adiposo unilocular
  2. Tecido adiposo multilocular.
  3. Tecido cartilaginoso
  4. Tecido epitelial glandular.

“Somos o que repetidamente fazemos. Portanto, a excelência não é um feito, é um hábito” – Aristóteles.

                                                Boa prova! 😊

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com