TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aborto Conceito de Bioética

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE CAPITAL FEDERAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

JESSICA CARVALHO DA SILVA, RA 15594

TAYNAR EVANGELISTA DA SILVA, RA 12524 VANESSA PACCA RICCHETTI, RA 13437

ROBERTA LIMA LEOTERIO, RA 16084

ABORTO

CONCEITOS DE BIOÉTICA

TABOÃO DA SERRA

2020


JESSICA CARVALHO DA SILVA, RA 15594

TAYNAR EVANGELISTA DA SILVA, RA 12524

VANESSA PACCA RICCHETTI, RA 13437

ROBERTA LIMA LEOTERIO, RA 16084

ABORTO

CONCEITOS DA BIOÉTICA

 

Trabalho realizado sobre conceitos bioéticos do aborto, no curso de Enfermagem da Faculdade FECAF, para obtenção parcial de nota. Sob orientação da Profa. Ms. Vânia Melo.

Professor (a): Ms. Vânia Melo

Disciplina: Projeto Integrador Orientado.

TABOÃO DA SERRA

2020

Sumário

1. Introdução        3

2. Objetivo        4

3. Materiais e método        5

4. Resultados e Discussões        6

5. Conclusão        11

6. Referências        12


1. Introdução

O aborto é o encerramento precoce da gestação, pela morte do feto ou embrião, uma vez que a gravidez ainda não tenha alcançado às vinte semanas. Transcorrendo esse tempo, a interrupção da gestação é considerada parto prematuro. O aborto pode ser provocado de maneira natural ou pela prática forçada, através da ingestão de medicamentos e técnicas cirúrgicas. Segundo o penalista Fragoso[1] “o aborto consiste na interrupção da gravidez com a morte do feto”.

O presente artigo tem como objetivo discutir os fatos que levam a prática do aborto, dentre a totalidade das situações analisadas pela Bioética, o impacto da política sobre o tema, saúde e vida das mulheres brasileiras. A Legislação brasileira condena qualquer prática de abordo realizada fora das três situações previstas no artigo 128 do Código Penal Brasileiro: “em caso de risco de vida para a mulher causada pela gravidez, quando a gestação é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico.” (Código Penal Brasileiro)².

A problemática central do tema concentra-se na falta de informação e apoio às gestantes, que muitas das vezes, não possuem suporte psicológico e financeiro para assumirem a responsabilidade de serem mães e acabam realizando o abordo de forma ilegal e pouco segura. No Brasil os índices de gravidez na adolescência são elevados, o que preocupa as entidades da saúde, visto que, essas meninas são responsáveis por grande parte dos abortos induzidos, (BELO e SILVA, 2004)³.

De acordo com um relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, “o indicador brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil.” Esses dados tornam evidente a necessidade de maiores medidas socioeducativas para prevenção da gravidez e acolhimento às gestantes, aspirando ao reconhecimento e atenção devida ao drama das mulheres grávidas, muitas vezes pobres e abandonadas pela família e Estado. 


2. Objetivo

O presente estudo visa discutir fatos e circunstâncias que levam ao aborto, as conseqüências à saúde da mulher e as previsões legais da criminalização do aborto no Brasil, levando a uma reflexão sobre os aspectos bioéticos relacionados.

 Elaborar uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório baseada na aplicação de questionários.

 Coletar dados e discutir sobre temática do aborto em relação á bioética para o 1° e 2° semestre do curso de enfermagem.

 


3. Materiais e método

O presente estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil, com os seguintes critérios de inclusão: Palavra chave: aborto and bioética, Idioma: Português, descritos em forma de artigos, no recorte temporal de 2015 a 2020 com texto completo disponível. Foram encontrados quatorze artigos, porém utilizado apenas três para realização da pesquisa e descartados os demais por não corresponder com o que estávamos buscando.

Nova busca no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil, com os seguintes critérios de inclusão: Palavra chave: Aborto, texto completo, Idioma: Português, Assunto principal: aborto na adolescência, em forma de artigos, no recorte temporal de 2010 a 2016. Foram encontrados quatro artigos no qual utilizamos dois por corresponder ao presente estudo e foram descartados outros dois por serem estudos antigos.

Realizado nova busca para complementação do estudo, através de pesquisa bibliográfica no Scientific Eletronic Library com os seguintes critérios de inclusão: utilizando a palavra chave: Aborto em relação á bioética. Descritos em forma de artigo, no recorte temporal de 2010 a 2020 com texto completo disponível, onde foram encontrados 305 (trezentos e cinco) artigos, porém utilizamos apenas um que correspondia ao complemento necessário.

Nova busca de pesquisa no Jus Brasil, utilizando outros critérios de inclusão: Aborto na visão da Lei onde encontrou um artigo relacionado ao tema.

Realizado questionário estruturado feito por todas as participantes do presente estudo, através do questionário elaborado, foi enviado através de forms do Google para os alunos do primeiro e segundo semestre de Enfermagem da Faculdade FECAF.

Finalizamos com uma nova busca, realizada na OMS, foi encontrada reportagem ao qual utilizamos o mais atual, do ano de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (415.4 Kb)   docx (247.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com