TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atestado de Óbito

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.276 Palavras (18 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]                  Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

Disciplina: Biologia e Genética

Profa.: Juliana Rocha

Curso/período: Enfermagem\ primeiro

Aluno(a):Vitoria Carolina Alves da Silva

Valor: 5,0 pontos a serem somados na menor nota

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

1.  Conceitue células e diferencie células procariontes e células eucariontes; seres unicelulares e seres pluricelulares. Célula é a ​menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas delas derivadas. Assim sendo, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos; na célula são realizados processos que são fundamentais à vida. Isso significa, então, que as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;

Todas as células só se originam de outras células preexistentes. Com esse postulado, considera-se que as células realizam divisão celular. Existem 2 tipos de células:

  • Células Procariontes: Não possuem carioteca (membrana nuclear), são unicelulares, possuem apenas uma organela ribossomo. Fazem parte deste grupo as bactérias (arqueobactérias e bactérias);
  • Células Eucariontes: Apresentam o núcleo separado do citoplasma pela carioteca, possuem várias organelas. Compõem a maioria dos seres vivos (protozoários, fungos, plantas e animais).

Os seres vivos podem ser classificados como unicelulares ou pluricelulares, de acordo com o seu número de células:

  • Unicelulares: Formados apenas por uma única célula. São eles as bactérias, as cianofitas, os protozoários, as algas unicelulares e as leveduras;
  • Pluricelulares: Formados por várias células. São os fungos, as esponjas, os vegetais e os animais.

Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas delas derivadas. Assim sendo, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;

2. Conceitue e exemplifique:

a) Unidades monoméricas ou monômeros.

Unidades monoméricas ou monômeros é uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros.

Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos. Os hidrocarbonetos como o estireno e etileno reagindo em cadeia formam plásticos como o poliestireno (reação em cadeia do estireno) e polietileno (reação em cadeia do etileno). Esta reação em cadeia entre os monômeros formando o polímero é chamada de polimerização.

Os aminoácidos são monômeros naturais que polimerizam formando as proteínas, e a glicose é também um monômero natural polimeriza formando os polímeros amido, celulose e glicogênio.

b) Macromoléculas ou biomoléculas.

São moléculas sintetizadas por seres vivos que participam da estrutura da matéria viva animal e vegetal, sendo essenciais ao seu funcionamento. Quimicamente, são moléculas gigantes, de alto peso molecular constituídas de pequenas unidades (monômeros) de mesmo tipo unidas através de ligações covalentes, formando longas cadeias carbônicas, denominadas Biopolímeros. Vitaminas, carboidratos, lipídios e proteínas são exemplos de biomoléculas.

c) Organelas

Organelas são estruturas delimitadas por membrana que ficam dentro das células, mais precisamente dentro do citoplasma, que têm papeis específicos a desempenhar na função global de uma célula. As organelas trabalham de maneira integrada, cada uma assumindo uma ou mais funções celulares. Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.

3. Diferencie compostos orgânicos de compostos inorgânicos de acordo com a sua constituição química.

A diferenciação entre compostos orgânicos e os inorgânicos é feita, principalmente, com base na presença do carbono (C) como elemento químico principal do composto e pela capacidade de formar cadeias curtas ou longas, características estas que estão presentes em qualquer substância orgânica. Já as substâncias inorgânicas além de não possuírem essas características, são divididas em quatro tipos de funções: ácidos, bases, sais e óxidos. Dentre outras diferenças, estão: a condutividade elétrica, a solubilidade, as temperaturas de fusão e ebulição, que

estão relacionadas com os tipos de ligações que cada composto apresenta.

Os compostos são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, halogênios e outros. Não são moléculas orgânicas os carbonetos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono, assim como o carbono grafite e o fulereno.

Um composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas. Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos. Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais. Podem ser compostos iônicos (ex. NaCl) ou ainda covalentes (ex. silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos. Os compostos de coordenação também pertencem a esta categoria de compostos e formam ligações de coordenação que tem caráter iônico ou covalente.

4. Explique a importância da água, em termos bioquímicos, para os seres vivos.

  Os primeiros organismos vivos apareceram nos mares primitivos e a evolução foi marcada pelas propriedades do meio, tanto que todos os aspectos da estrutura celular e suas funções são adaptadas às propriedades físico-químicas da água, que apesar de não ser uma biomolécula verdadeira, existe em grande quantidade livre na natureza, independente, até mesmo da existência dos organismos vivos. É o composto químico mais abundante, perfazendo 70% ou mais da massa da maioria dos organismos vivos, sendo este o solvente adequado para os compostos minerais e bioquímicos, possui baixa massa molecular e propriedades peculiares em relação a outros compostos com massa molecular similar, devido à alta interação eletrostática entre suas moléculas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com