TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÂNCER DE PRÓSTATA

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 11

MAGSUL

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

BEATRIZ FERREIRA MACHADO, DÉBORA GONÇALVES, FLORINDA ARGUELHO FERNANDES DUTRA, GIOVANA COMPANHONI, LUZINETE DE LIMA E MARCELA DE SOUZA ALVES

CÂNCER DE PRÓSTATA

PONTA PORÃ - MS

2022

BEATRIZ FERREIRA MACHADO, DÉBORA GONÇALVES, FLORINDA ARGUELHO FERNANDES DUTRA, GIOVANA COMPANHONI, LUZINETE DE LIMA E MARCELA DE SOUZA ALVES

CÂNCER DE PRÓSTATA

Trabalho solicitado para nota avaliativa da disciplina de Enfermagem em Oncologia

Professora: Deborah de Souza

PONTA PORÃ – MS

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        FISIOLOGIA        2

3.        COMO SE DESENVOLVE        2

4.        TRATAMENTO        4

4.1        Formas de tratamento conforme os estágios da doença        4

5.        FATORES DE RISco        5

6.        PREVENÇÃO        6

7.        DIAGNÓSTICO        6

8.        CONCLUSÃO        8

9.        BIBLIOGRAFIA        9

  1. INTRODUÇÃO

                Neste trabalho abordaremos sobre o Câncer de Próstata e sua fisiologia, como se desenvolve, tratamento, fatores de risco e prevenção. A fisiologia estuda as funções normal dos seres vivos, como as células, tecidos e órgãos, a fisiologia da próstata funciona para produzir o fluido que protege e nutri os espermatozoides. A próstata é uma glândula do sistema genital masculino localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. A próstata possui um fluido como sémen e é uma mistura de secreções, onde o órgão masculino pode ser afetado por Neoplasias Benigna e Maligna. O período o da adolescência é o que apresenta maior taxa de crescimento da próstata estabelecendo em cerca de 1,6gramas atingindo seu peso fisiológico máximo na idade adulta de cerca de 20 gramas.

  1. Fisiologia

Fisiologia estuda as funções e do funcionamento normal dos seres vivos bem como dos processos físico químico que ocorrem nas células  tecidos e órgão e sistema dos seres vivos sadio essa área estudo as células até os sistemas fisiológico e funcionamento dos corpo humano fisiologia na próstata funciona para produzir o fluido  que protege e nutri os espermatozoide no sêmen tornando o mais líquido logo atras da próstata estão as glândulas denominadas vesículas seminais que produzem a maior parte de risco para o desenvolvimento da doença são a presença de testosterona e a idade além disso dieta rica em gordura e herança genética são fatores de risco e secundários aceitos na etiologia tumoral. Próstata e responsável por 1 terço do líquido ejaculado só que ela não é a única na ejaculação uma parte do líquido vem dos testículos que tem os espermatozoide ou líquido prostático e a meios parte vem das vesículas seminais que são duas sacolas que ficam na parte de trás da próstata que é chamado de epidigimo da ejaculação esses três líquidos se juntam e são eliminados, ou seja, a próstata produz 1 terço do líquido ejaculado.

  1. Como se Desenvolve

Algumas mutações no DNA das células podem fazer com que as células normais da próstata se desenvolvam de maneira anormal formando o câncer.

As alterações no DNA podem ser hereditárias ou adquiridas ao longo da vida.

  1. Mutações Genéticas Hereditárias

As alterações hereditárias no DNA de determinados genes são responsáveis por 10% dos casos de cânceres de próstata. Vários genes mutados hereditários foram associados ao câncer de próstata hereditário, incluindo:

BRCA1 e BRCA2. Esses genes supressores de tumores normalmente reparam erros no DNA da célula. As alterações nesses genes (principalmente no BRCA2) representam uma pequena porcentagem dos cânceres de próstata.

CHEK2, ATM, PALB2 e RAD51D, mutações nesses genes podem ser responsáveis por alguns tipos de câncer de próstata hereditários.

Genes de reparação de incompatibilidade do DNA (MSH2, MSH6, MLH1 e PMS2), esses genes geralmente corrigem erros no DNA que são feitos quando uma célula está se preparando para se dividir em 2 novas células. Homens com mutações hereditárias nesses genes têm uma condição conhecida como síndrome de Lynch, também conhecida como câncer colorretal hereditário não poliposo e têm um risco aumentado para câncer colorretal, câncer de próstata e outros tipos de câncer.

RNASEL (antigo HPC1), a função normal desse gene supressor do tumor é ajudar às células a morrer quando ocorrer algo errado dentro delas. As mutações hereditárias nesse gene permitem que células anormais vivam mais do que deveriam, o que pode levar a um risco aumentado de câncer de próstata.

HOXB13, esse gene é importante no desenvolvimento da próstata. As mutações nesse gene têm sido associadas ao câncer de próstata em estágio inicial. Felizmente, esta mutação é rara.

  1. Mutações Genéticas Adquiridas

Algumas mutações genéticas ocorrem durante a vida de uma pessoa e não são transmitidas aos filhos. Essas alterações são encontradas apenas em células que vêm da célula mutante original e são denominadas mutações adquiridas. A maioria das mutações genéticas relacionadas ao câncer de próstata parece ser adquirida ao longo da vida, em vez de serem herdadas.

Em geral, as células da próstata que crescem e se dividem mais rapidamente têm uma maior probabilidade de que ocorram mutações.

O câncer de próstata pode avançar e desenvolver-se de diferentes maneiras. Nesse contexto, em relação aos estágios, os tipos de câncer de próstata podem ser caracterizados da seguinte maneira:  

T0: fase em que não há evidência de tumor;

T1: quando existe um tumor ainda não identificado por exames;

T2: trata-se de um tumor em estágio primário, limitado apenas à próstata;

T3: o tumor vai além da próstata e pode afetar a cápsula prostática e vesículas seminais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com