TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DO ENFERMEIRO EDUCADOR: Na Sua Prática Diária Educativa

Por:   •  7/11/2018  •  Artigo  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

O DESAFIO DO ENFERMEIRO EDUCADOR :

Na Sua Prática Diária Educativa

Marcela Da Silva Gallo

Resumo

O profissional enfermeiro na sua prática diária desenvolve inúmeras funções, entre elas a de educador, essa prática é rotineira e contínua, é um processo exaustivo e muito prazeroso, onde o aprendizado e mútuo e contínuo, em contra partida devemos considerar que esse processo não é pleno em eficácia, como deveria, pois é necessário que haja interação entre o docente e o discente, garantidos por algumas premissas, entre elas, a habilidade e competência do docente em transmitir o conteúdo, a profundidade e a cordialidade de ambos nas trocas das mensagens a construção do conhecimento do aluno deve ser gradativa e consistente. Este trabalho tem como objetivo levantar algumas questões que desafiam o enfermeiro na sua prática educativa, onde possa  facilitar esse processo de aprendizagem, lembrando que não basta o docente ser detentor de todo conhecimento de determinada temática, mas sim como essa será recebida pelo aluno, não basta apenas passar a informação e sim auxiliar o aluno na construção do seu conhecimento tanto para sua formação acadêmica, bem como no objetivo final que é a sua formação profissional.

.........................................................................................................................................

Palavras-chaves: Enfermeiro. Educador. Educação em saúde.

1 INTRODUÇÃO

        O enfermeiro tem sua atuação prática diretamente relacionada á educação, bem como atuação na prevenção de doenças e na promoção de saúde, o conhecimento adquirido por este profissional e de cunho teórico-prático para que assim possa sanar futuras complicações que possam surgir no decorrer do processo saúde-doença, sob vários aspectos, culturais ambientais e sociais. (ATAIDE, 2008).

        Deste modo,

        

        

        Esta pesquisa é de natureza qualitativa , ajustando se ao objetivo do trabalho que visa demosntrar o desafio diário do enfermeiro educador.

2 O ENFERMEIRO NA SUA PRÁTICA DIÁRIA EDUCATIVA

Para prática diária da enfermagem é fundamental que se tenha uma assistência de qualidade, sendo o processo educativo um instrumento fundamental para que ocorra a eficácia da assistência, seja ela aplicada dentro da sala de aula, ou na sua vivência prática como docente. O enfermeiro educador deve ter como princípio, compreender que ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade.

A segurança com que a autoridade docente se move implica uma outra, a que se funda na sua competência profissional. Nenhuma autoridade docente se exerce ausente desta competência. O professor que não leve a sério sua formação, que não estuda, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa[...] (FREIRE, 1996, p. 56).

        Segundo Almeida 2011, E no âmbito da educação profissional em enfermagem, os docentes devem percorrer o processo pedagógico de forma crítica e reflexiva, possibilitando o encontro entre as percepções de estudantes e docentes, repercutindo em melhor qualidade da formação e atuação de ambos, na busca pela transformação da realidade, deixando de lado a educação passiva, para um aprendizado crítico e transformador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com