TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Na Pratica Educativa

Pesquisas Acadêmicas: O Desafio Na Pratica Educativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO IACS - TAQUARA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO

Andressa C.de Lima -447693

Deise V. Karnopp Peixoto -446190

Franciela Farias -7581648502

Marília Fernanda Azevedo – 447398

Shana Muriel Ferreira – 405379

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Janaína Silveira de Oliveira

Taquara

2014

O DESAFIO NA PRÁTICA EDUCATIVA

Os aspectos evidenciados em relação à articulação entre teoria/prática, e a contextualização do ensino enriquecido e sustentado pela ação crítica e reflexiva, tanto do aluno quanto do professor. Durante todo o processo que antecipou a confecção da nossa ATPS buscando informações e realizando os relatórios de acordo com o que vivenciamos, compreendemos que o ato de ensinar é uma opção que está diretamente vinculada a ação das práticas que realizamos em sala de aula. Tudo o que vivenciamos nos possibilitou a clara visão de que é na escola que se aprende a concepção de mundo, e ao entendermos a escola como sendo um ritual de passagem de um ambiente estritamente familiar para um de caráter social como um todo, sentimos a responsabilidade de sermos educadores.

Quando elaboramos nosso Projeto procuramos aliar o lúdico com situações cotidianas que por sua vez a criança irá aplicar durante a vida, pensamos em cada aluno e nos desafios diários, consideramos alguns aspectos como a adequação dos conteúdos de acordo com a idade, a sequência e a integração.

Ao pensarmos na importância da didática para a prática educativa somos levadas a analisar a realidade do ensino a respeito de “como” e “para quem” ensinar, daí a maneira como colocamos a emoção e a técnica ao trabalharmos com seres em desenvolvimento.

“Se uma criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”

Contextualizando esse pensamento de Pedro Demo, evidenciamos a necessidade do cuidado que devemos ter ao escolhermos os conteúdos de aprendizagem de acordo com a idade e incentivá-los à pesquisa e fazer despertar o espírito questionador na criança e mesmo com as novas tecnologias é um grande desafio inserir a pesquisa e elaboração própria de cada aluno. No campo das práticas pedagógicas, aproveitar o instinto curioso da criança ao aproximá-lo da pesquisa como cultivo do saber pensar não pode ser considerado uma dicotomia.

O saber pensar inclui sempre o saber intervir e a melhor coisa para uma teoria é uma boa prática, onde os horizontes sejam compartilhados. Piaget

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com