TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO X TECNOLOGIA UM DESAFIO PARA O EDUCADOR

Por:   •  25/10/2015  •  Monografia  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

        [pic 1]        

AMÁLIA BERTO - 1153923

Licenciatura em Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS

Orientador: Professora Maria Auxiliadora Barnabé de Freitas

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

VITÓRIA

2015

        

EDUCAÇÃO X TECNOLOGIA

UM DESAFIO PARA O EDUCADOR

        Projeto de Monografia apresentado como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina Pesquisa e Prática em Educação VI do Curso de Pedagogia em EAD ESTÁCIO DE SÁ.

VITÓRIA

2015

RESUMO

As novas tecnologias educacionais são objeto de pesquisa e também preocupação para diversos estudiosos brasileiros nas duas últimas décadas, mas até a década de 90 estas tecnologias eram pouco difundidas, o que acabou gerando uma lacuna entre especulações teóricas e a utilização dessas inovações nos processos de ensino-aprendizagem e do trabalho docente. Esta pesquisa surgiu da preocupação quanto às transformações radicais que vem acontecendo atualmente especificamente no cotidiano dos educadores, visto que a escola hoje vem sofrendo transformações inovadoras, de caráter pedagógico, tendo que inserir o computador, como uma ferramenta aliada a educação. Com a disseminação da internet em todo mundo, sobretudo no Brasil, em função dos recursos tecnológicos num ritmo bastante intenso, observamos uma radicalização do uso do computador e da internet. Este estudo tem como principal finalidade analisar as modificações ocorridas no trabalho docente com a inserção dos computadores, entendidas como modificações concretas no ensino-aprendizagem entendidas pelos educadores, causando como consequência a alteração no processo de trabalho, no sentido de melhoria das suas condições de trabalho.  A incorporação do computador na prática pedagógica pode gerar transformações na cultura profissional do educador. Daí a importância de realização de estudos que investiguem o envolvimento de educadores na sua prática educativa. Pesquisas afirmam que o uso do computador na formação inicial e na prática docente pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento intelectual e profissional dos educadores se for criado e desenvolvido um contexto favorável para isso, marcado pelo trabalho colaborativo entre professores, formadores e especialistas em informática, os quais, planejam, refletem e executam.  

SUMÁRIO

  1. Apresentação do Tema..................................5
  2. Definição do Problema...................................7
  3. Questões de Estudo.......................................8
  4. Justificativa.....................................................8
  5. Objetivos.......................................................10
  6. Procedimentos Metodológicos......................11
  7. Organização do Estudo.................................13
  8. Referências Bibliográficas.............................13

        


  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

Com tantas transformações, avanços tecnológicos e científicos, destacando-se o desenvolvimento das tecnologias digitais, aumentam as possibilidades de comunicação e informações que alteram a vida das pessoas, causando mudanças culturais e consequentemente tensões entre tradição e inovação. Essa nova realidade, afeta diretamente no campo da educação, pois as informações chegam cada vez com mais rapidez para os jovens, que mudam e estabelecem novos modos de interação. Fica claro que a escola não pode ficar alheia a tudo isso, tendo que ficar dentro deste contexto da atualidade. Mais os educadores estão preparados para essa nova realidade? Qual o grande desafio que os educadores encontram em usar o computador como um aliado á sua vida profissional?

Atualmente os computadores ocupam em larga escala os espaços nas instituições escolares, mas ainda não compreendemos os impactos das transformações que poderiam ser causadas pela inserção desta tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem. Logo os educadores se pressupõem incapazes de examinar as dificuldades que os educandos encontram, também não conseguem diferenciar quais assuntos podem ser utilizados, pois tem diversidade e velocidade nas informações. A inserção dos computadores como instrumento aliado à educação torna-se um tabu a ser quebrado, quando analisamos que a utilização dos mesmos, presume um desenvolvimento formativo. A capacitação de professores não tem sido priorizada, tanto quanto a introdução de computadores nas escolas. Os computadores sozinhos podem melhorar a prática educativa? Os educadores precisam do computador como uma ferramenta para auxiliar a promover aprendizagem, autonomia, criticidade e criatividade, mais tem que assumir o papel de mediador da interação entre o aluno, conhecimento e computador, e para isso tem que ter uma formação, uma capacitação para exercer com segurança esse papel. É importante ressaltar ainda para a experiência pessoal que o professor tem com a informática e seu significado pessoal para o próprio desenvolvimento profissional. Levando em conta que em seu cotidiano apresentam-se exigências ou até mesmo necessidades que podem levá-lo a novas aprendizagens relacionadas ao exercício de sua profissão. Ao mesmo tempo em que o computador pode ser seu aliado e promete novas possibilidades, exige que o professor domine as suas funções básicas, organize e faça o planejamento utilizando os recursos da informática, e ainda saber transpor os conteúdos a serem trabalhados, para o computador. Mais o professor está preparado para o surgimento de situações pouco familiares e que se referem a um maior domínio de conhecimento em informática também por parte do educando? E como fica o educador diante da necessidade de aprender a trabalhar com uma ferramenta que não faz parte de sua formação acadêmica e nem tão pouco de sua geração? O exercício da docência requer também dos educadores conhecimento e compreensão das peculiaridades de cada aluno, o que exige o reconhecimento das diferenças individuais dos sujeitos com os quais trabalham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com