TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento De Enfermagem

Por:   •  19/8/2020  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Do Piauí - UFPI

Centro De Ciências Da Saúde - CCS

Departamento De Enfermagem

Disciplina: Seminário de Pesquisa I

Professora Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos

Professora Dra. Lídya Tolstenko Nogueira

Discente: Elisandra Lopes de Aguiar Leite

T1: Tema, problema e objeto de pesquisa.

Para dar inicio a um trabalho de pesquisa deve-se realizar um planejamento através de um projeto. Para elaborar o projeto, o pesquisador necessita ter de forma clara a escolha de um tema, problema e objeto da pesquisa. Qual a diferença entre Tema, problema e objeto de pesquisa? Como faço minha escolha por eles?

O tema de uma pesquisa é qualquer assunto que necessite melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre ele, deve estar dentro da respectiva ciência de que trata o trabalho científico (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).

O tema é o assunto que almejamos desenvolver ou trabalhar. Tem caráter amplo, traduzindo-se numa área de interesse acrescido de um ponto específico (objeto). A procura pelo tema de estudo inicia a caminhada científica, cujo conteúdo e sucesso dependem deste momento.

Para Marconi e Lakatos (2013) devem-se evitar assuntos sobre os quais recentemente foram feitos estudos, pois se torna difícil uma nova abordagem. Além disso, diante da vastidão das possibilidades de temas, sabe-se da dificuldade ou mesmo da angústia da escolha de um tema de pesquisa.

O tema poderá nascer de uma dificuldade enfrentada pelo pesquisador, da curiosidade científica, de lacunas deixadas por outros estudos, do gosto pessoal, do preparo técnico/científico, da importância atribuída pelo pesquisador entre outros.

De acordo com Cervo, Bervian e Da Silva (2007) após a escolha do tema deve-se realizar sua delimitação, ou seja, selecionar um tópico ou parte a ser focalizada.

O objeto de estudo é resultado de uma delimitação do tema, a partir de uma problematização da realidade que se quer investigar. O objeto de estudo deixa claro em que área de interesse e que assunto específico desta área preocupa o pesquisador, delimitando o enfoque da pesquisa.

A partir da escolha do tema e delimitação do escopo passa-se para a fase da problematização. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para qual se deve encontrar uma solução (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).

Para formular o problema é necessário conhecimento prévio do tema escolhido. Após leitura e reflexão sobre o tema o pesquisador irá levantar questionamentos, indagações, dificuldades que poderão ser solucionadas através da pesquisa a ser realizada. Mesmo não chegando a uma solução, a pesquisa terá aberto caminho para tal. Deve-se formular o problema através de pergunta, de forma clara e direta.

Convém esclarecer que nem todo problema proposto é passível de tratamento científico. Isso significa que para se realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, certificar-se de que o problema cogitado se enquadra na categoria de científico (GIL, 2010).

REFERENCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com