TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESBOÇO ESTAGIO DE ENFERMAGEM

Por:   •  7/9/2021  •  Artigo  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório de enfermagem no hospital

Ana Myriam Seva-LlorMaria José López MontesinosCarmen Barberá OrtegaDiana CecagnoFlorentina Pina RocheSOBRE OS AUTORES

Resumos

Text

Introdução

Métodos

Resultados

Discussão

Conclusão

Referências

Datas de Publicação

Histórico

Resumos

Objetivo

Conhecer a opinião dos enfermeiros sobre a realização do Relatório de Enfermagem na alta hospitalar.

Métodos

Um estudo sociológico-exploratório e transversal incidental em uma amostra de conveniência de 400 enfermeiros em hospitais na Região de Múrcia (Espanha) através da aplicação de um questionário.

Resultados

Foram encontradas associações significativas entre as variáveis unidade de trabalho e redação do relatório de enfermagem (p= 0,000) e entre educação continuada sobre este (p= 0,027). O mesmo se aplicou às variáveis centro de saúde (p= 0,001) e educação universitária (p = 0,049).

Conclusão

Os enfermeiros afirmam não estarem preparados teoricamente nem metodologicamente para enfrentar a redação do Relatório de Enfermagem na alta hospitalar.

Processos de enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem; Registros médicos; Continuidade da assistência ao paciente

Objectives

To know the opinion of nurses report on the realization of nursing report at hospital discharge.

Methods

A sociological study - exploratory and cross-sectional incidental in a convenience sample of 400 nurses in the hospitals of the Region of Murcia (Spain), by applying a questionnaire.

Results

Significant associations between the variable unit of work and writing of the paper (p= 0.000) and continuing education about it (p= 0.027) was obtained. The same applies to the health center variable (p= 0.001) and higher academic education (p = 0.049).

Conclusions

The nurses say they are not prepared either theoretically or methodologically, to tackle the writing of the Nursing report at hospital discharge.

Nursing process; Nursing administration research; Medical records; Continuity of patient care

Introdução

Todas as etapas do Processo de Enfermagem (Avaliação, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação) devem estar integradas no sistema de registro do paciente, permitindo a comunicação entre os profissionais da equipe de saude. O diário dos cuidados de enfermagem aos pacientes é uma tarefa essencial tanto para oferecer qualidade sanitària adequada quanto para o desenvolvimento da profissão.(1)

Os Registros de Enfermagem podem ser definidos como “documentação de apoio, onde são coletadas todas as informações sobre a atividade de enfermagem referente a uma pessoa em particular e sobre sua avaliação, o tratamento recebido e a evolução”. (2) Além de servir como um registro documental, tais registros podem ser usados para o benefício do centro de saúde e do pessoal, bem como na defesa contra uma ação legal e em um sistema de avaliação para a gestão dos cuidados de enfermagem.

O registro da prática de enfermagem no histórico clínico do paciente envolve a atualização contínua do conhecimento teórico e metodológico da profissão, e o intercâmbio de informações padronizadas para todos. Tal registro também assegura o planejamento e alocação dos cuidados através de taxonomias padronizados de NANDA, NIC e do diagnóstico NOC e facilita a aplicação do processo de enfermagem em todas as suas etapas. Entretanto, apesar dessa ser uma maneira eficaz de influenciar a pràtica de enfermagem, ela continua a ser deficiente e escassa.(3)

Entre os vários registros gerenciados pelos enfermeiros vale mencionar o mais moderno, conhecido como relatório de alta de enfermagem ou, mais recentemente, o Relatório de Cuidados Continuados.

O Relatório de Enfermagem na Alta hospitalar (REA) é o documento elaborado e redigido no momento da alta pelo enfermeiro que atendeu o paciente durante a internação.(4) O relatório inclui os fundamentos do processo de enfermagem para admissão do paciente,(5) garante a continuidade dos cuidados,(6,7) facilita o acompanhamento de pacientes(8) e clarifica o papel dos enfermeiros na população servida por eles.(9) Outra definição descreve o relatório como “o documento que finaliza o processo de cuidado em enfermagem iniciado no momento da admissão do paciente a um hospital, pois comunica as informações sobre o referido paciente entre os dois níveis de apoio existentes em nosso sistema de saude”.(10)

A importância deste relatório foi determinada desde que a Lei Geral de Saúde de 1986 estabeleceu na Espanha os cuidados de saúde em dois níveis assistenciais interligados: atenção primária (funcionando como porta de entrada dos usuários no sistema) e atenção especializada (apoio e complemento à atenção primária e necessária nos processos em que a complexidade exija).(11) Desde então, a continuidade de cuidados entre os dois níveis continuou a ser um dos principais desafios que os vários serviços de saúde vêm enfrentando rotineiramente, com resultados bastante discretos até agora. Dentre as estratégias específicas propostas por especialistas, o relatório de enfermagem aparece como um instrumento de intercomunicação, junto com a criação de profissionais como os enfermeiros de ligação, também chamado de enfermeiros domiciliares, enfermeiros gestores de casos ou enfermeiros de continuidade, enquadrados em programas de gestão de casos.(11) Esses profissionais são as figuras responsáveis por garantir a continuidade dos cuidados entre os vários segmentos (médicos, serviços sociais, outros enfermeiros) e níveis de cuidado, portanto, podemos dizer que fazem o papel de agentes dos pacientes quando estes necessitam de serviços sociais e de saúde.(12)

Estas circunstâncias influenciam diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com