TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estágio De Enfermagem

Exames: Plano De Estágio De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Estágio segundo Bousso et al (2000), "é o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente." Bousso lembra que o estágio é essencial à formação do aluno como um momento específico de sua aprendizagem, propiciando ao aluno reflexão sobre a ação profissional e visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional, apoiados na supervisão enquanto processo dinâmico e criativo, tendo em vista possibilitar a elaboração de novos conhecimentos.

OBJETIVOS:

Bousso relata que o objetivo do estágio visa aprimorar a capacidade do aluno para o processo de cuidar da pessoa, no contexto de suas vivências, e desenvolver o processo de investigação como instrumento de intervenção da prática do enfermeiro. Já Lima et al (2013) diz que propicia que o estudante entre em contato direto com a realidade de saúde da população, o que pode ser considerado de grande importância para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como, para a consolidação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de graduação, por meio da relação teoria-prática.

METODOLOGIA:

A carga horária total do estágio curricular I, é de 400 horas, utilizadas para desenvolvimento de atividades de campo, e destinadas aos encontros semanais para a discussão de assuntos teóricos para avaliações e persistentes ao campo de estágio além de levantamento de dificuldades no decorrer do estágio.

A sistemática de supervisão dos alunos será realizada pelos professores da IES e ocorrerá durante as dezenove semanas do período letivo. Os professores supervisores do estágio farão orientação, controle e acompanhamento das atividades e avaliação, visando à consecução dos objetivos propostos. As atividades serão planejadas pelos alunos, orientadas pelos professores da IES e/ou pelos profissionais do campo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Estabelecer a interação entre a teoria e a prática incentivando a reflexão crítica, o julgamento clínico e a abordagem humanista no cuidar/cuidado de enfermagem à pessoa em situações clínicas e cirúrgicas, reconhecendo o ser humano em suas dimensões biológicas, culturais, psíquicas e espirituais;

-Capacitar o educando para a execução das fases da Sistematização da Assistência de Enfermagem, utilizando a taxonomia dos Diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnostic Association (NANDA);

-Desenvolver habilidades psicomotoras, reflexivas, críticas e criativas da atuação do enfermeiro;

-Identificar o papel do enfermeiro como elemento da equipe de saúde no âmbito hospitalar;

-Identificar o perfil epidemiológico da população com agravos clínicos e cirúrgicos;

-Prestar cuidados de Enfermagem ao paciente/cliente em situações clínicas e cirúrgicas ampliando sua atuação à família e à comunidade entendendo estes como o núcleo básico da abordagem e do atendimento à saúde.

-Possibilitar ao acadêmico, oportunidade de desempenhar habilidades e atitudes em campo, ou seja, aplicação teórica-prática, mediante conteúdo desenvolvido em sala de aula e práticas de laboratório.

-Dar subsídios ao acadêmico para que este desempenhe suas funções como profissional de Enfermagem com autonomia, bom senso, responsabilidade e conhecimento científico dentro de uma visão crítica e técnico-reflexiva de assistência ao cliente.

-Avaliar o acadêmico contextualizado no espaço em que o estágio é concretizado.

Promover a capacitação técnica e senso crítico do acadêmico em relação à realidade da saúde e dos serviços de saúde, estimulando sua participação efetiva na prestação da assistência de enfermagem, no planejamento e gestão do serviço de saúde.

-Despertar no aluno o interesse científico em subsidiar projetos que futuramente possam engrandecer o atendimento ao paciente, bem como enaltecer o trabalho da instituição com projeção na sociedade.

-Identificar aspectos éticos e legais durante o desenvolvimento das ações de enfermagem no campo do Estágio Hospitalar Supervisionado.

-Analisar o campo de atuação do enfermeiro e seus desafios contemporâneos.

-Dominar a linguagem apropriada, expressando conceitos e soluções, quando necessário.

-Interagir com a equipe multiprofissional, de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipe multidisciplinar.

IMPORTANCIA PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Segundo marroni (2013), tem a importância de formar um enfermeiro generalista dotado de pensamento crítico, reflexivo e criativo para o exercício profissional pautado no humanismo e nas referências técnica, científicas, éticas e bioéticas que constituem a ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com