TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esqueleto axial

Por:   •  4/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  1.921 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 

Nome do Aluno:  Bruna P. Gonçalves

Disciplina: Ciências moleculares celulares

Título do Roteiro de Aula Prática:

Polo:   Taguatinga DF                            

Turma:            

Curso:      Enfermagem EAD        

Semestre: 1°

Data da aula prática:      30 /10

Aula Prática: 1

OBJETIVOS: Descrever os objetivos da aula prática.

Compreender a formação e a importância das estruturas que formam o sistema esquelético humano

MATERIAL E MÉTODOS: Descrever de forma sucinta quais foram os materiais e equipamentos utilizados.

  • Esqueleto

DESENVOLVIMENTO DA AULA: Descrever os resultados obtidos durante a aula prática.

 [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Na aula prática foram observadas e identificadas os ossos do esqueleto axial;  Identificamos os ossos do crânio, examinamos as estruturas observando como são articuladas entre si;

Identificamos também os ossos da costela, coluna vertebral e do sacro.

  • Crânio

O crânio é uma estrutura óssea que protege o cérebro e forma a face. Ele é formado por 22 ossos separados, o que permite o crescimento e a manutenção da sua forma. A maioria dos ossos cranianos formam pares, um do lado direito e um do lado esquerdo. Para tornar o crânio mais forte, alguns desses pares, como dos ossos frontais , occipitais e esfenoides, fundem-se num osso único.Os pares de ossos cranianos são finos, mas devido a seu formato curvo, são muito fortes em relação ao seu peso. Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenoide, nasal, lacrimais e malares (“maçãs do rosto” ou zigomático), maxilar superior e mandíbula ( maxilar inferior);

  • Tronco

   Formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelos ossos esternos. O tronco e o crânio formam o esqueleto axial ou espinhal dorsal e é constituído por 33 ossos ( as vertebras)

   Coluna vertebral é uma coluna de vertebras que apresenta cada uma um buraco, que se sobrepõe constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal, é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical ( região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (cóccix)  

  • Costela e osso esterno

     A costela e o osso esterno protege o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos. A musculatura da caixa torácica é responsável, juntamente ao diafragma, pelos movimentos respiratórios.

     É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas que são de numero 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras ( se inserem diretamente do esterno) e 3 falsas ( se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes ( com extremidades e anteriores livres, não fixando no esterno.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Descrever quais são as conclusões da aula, segundo os objetivos descritos no primeiro item e sua aplicabilidade na vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (163.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com