TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Psicofarmacologia

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CELENE ARAUJO DA SILVA

FICHAMENTO

PSICOFARMACOLOGIA

Campo Grande - MS

2019

CELENE ARAUJO DA SILVA

Matricula: 201902084951

FICHAMENTO

PSICOFARMACOLOGIA

[pic 2]

Campo Grande - MS

2019        

  1. Indicação  bibliográfica

 CHU, Michael. Garcia-Cuellar, Regina. 311 \u2013 P03. Rev: April 27TH, 2011. Acesso em

http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0081/Biblioteca_38521/Biblioteca_38521.pdf

  1. Resumo

 Em 2000 iniciou-se a contratação de profissionais para realizar uma mudança estruturaral da saúde pública do pais. No ano  2003  aprovou-se a reforma do sistema de saúde no México, onde foi criado o Sistema de Proteção Social de Saúde, com o objetivo de oferecer cobertura para a população não assegurada pelo sistema atual.

Antes da aprovação da reforma, em 1997, a rede de Farmáca Simi foi fundada a partir de uma loja em um bairro de baixa renda na Cidade do México, oferecendo medicamentos genéricos com um custo de 30% inferior aos demais e, por meio de campanhas publicitárias, se expandiu rapidamente para outras cidades.

Victor Gonzales Torres ficou conhecido como o “Dr Simi”, devido ao personagem que representa a rede de farmácias fundadas por ele, voltadas para o segmento de baixa renda, as Farmácias Similares ou Farmácias Simi.

Em virtude da divulgação midiática das Farmácias Similares, o Dr Simi, assim como Torres, ganharam notoriedade nacional, que culminaram em sua candidatura as eleições presidenciais do México do ano de 2016.

Através de campanhas publicitárias agressivas, além da divulgação do medicamento genérico, havia também uma conotação política e reclamações contra grandes laboratórios farmacêuticos, o que culminou em uma campanha contrária, questionando a eficácia do medicamento genérico.

Em 1998, enquanto a maioria dos países distinguia os medicamentos em dois grupos: o de marca e os genéricos, no México passa a dividir em três: medicamentos inovadores, genéricos intercambiáveis, aprovados em testes clínicos e os similares ou cópias genéricas, aprovados, mas não reconhecidos como idênticos ou que funcionassem da mesma maneira que os originais. Essa classificação advinda da reforma nas leis nacionais de saúde engloba todos os produtos das farmácias simis no quesito “similares”, mas não idênticos.

As farmácias Simis disponibilizavam também em suas lojas, com excessão das menores, consultórios médicos que ofereciam consultas de clínica geral, por um médico da família por valores equivalentes a menos de dois dólares. Esses consultórios não eram operacionalizados pelas Farmácias Simis e sim por uma organização sem fins lucrativos chamada Best Foundation.

Em ampla expansão, Victor Gonçalez Torres lança um projeto piloto de um laboratório médico central e um seguro de saúde básico chamado SimiSeguro, sendo que essas iniciativas não faziam parte das Farmácias Simi e em 1999, Gonzales Torrez forma o Grupo por um país Mejor, que possibilita a vinculação de todas as suas atividades.

As Farmácias Simi se expandiram e em 1999 existiam de 155 lojas, em 2005 passam a dispor de 2505 unidades e com uma estimativa de faturamento líquido de US$ 64 milhões.

  1. Citações

Em 09 anos as farmácias SIMIS tinham se espalhado para mais de 3.400 unidades localizadas nos bairros de baixa renda do México. Além disso a maioria das unidades tinha uma clinica médica associada que oferecia acesso médico por apenas P$20 ou aproximadamente. (CUELLAR,2011 p.1)

No geral os gastos com saúde do México eram  baixos. Em  2003, o país gastou 6,1% do seu PID com saúde em comparação com 8,4% dos países da OECD, 9% para Argentina, 7,6% para o Brasil e 7,0% para o Chile. (CUELLAR, 2011 p.4)

De acordo com pesquisas o incentivo mais importantes para famílias de baixa renda se inscreverem no SP foi a diminuição dos pagamentos feitos com recursos próprios relacionados a medicamentos, por meio da cobertura oferecida por um  plano de alta qualidade (CUELLER, 2011 p.6)

  1. Comentários

. Foi observado que por meio das Farmácias Similares, Gonzalez Torres possibilitou  o acesso pela população de baixa renda a medicamentos com baixo custo, também pode expandir e reverter em um rendimento liquido significativo.  Esta rede esteve envolta por muita mídia  e  campanhas publicitárias, inclusive culminando no envolvimento político de Gonzalez Torres.

As Farmácias Similares representaram um marco na venda de medicamentos no México, os reflexos foram sentidos por todo ramo farmacêutico principalmente as farmácias de medicamentos tradicionais. Ao longo do tempo os medicamentos mais em contas (genéricos ) passaram a entrar na prateleiras dessas farmácias também.

  1. Ideação

Com a leitura deste texto pude observar claramente como a saúde esta ligada e é regida por um sistema financeiro e política.

No caso do México e da rede SIMIS foi observado que esta força econômica e politica causaram uma benfeitoria para a população poispossibilitou a pessoas que não teriam condições um tratamento de saúde devido aos medicamentos de baixo custo e ate mesmo devido as consulta oferecidas por um vaor acessível ao ladfo das farmácias.

No entanto isso me faz refletir em como a saúde pode ser conduzida pela indústria pois as pessoas que estão doentes nada mais são do que o publico desta indústria e quanto mais publico maior o lucro da empresa.

Sem duvidas este texto traz uma importante reforma do sistema de saúde mexicano.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com