TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Científico

Por:   •  6/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

RESUMO DA AULA: Método Científico

RIO BRANCO – ACRE

2022

RESUMO DA AULA: Método Científico

Resumo apresentado ao curso de enfermagem do Centro Universitário UNINORTE, para a disciplina de Produção do Conhecimento em Enfermagem como requisito para obtenção da nota de A1.

RIO BRANCO –ACRE

2022

INTRODUÇÃO

O referido resumo tem por objetivo explicar de forma sucinta sobre método cientifico, abordando a ciência – que utiliza o método cientifico para comprar os novos conhecimentos e o método cientifico - que é uma teoria da investigação, que alcança seus objetivos, de forma científica, quando cumpre ou se propõe cumprir etapas. Portando, inicialmente terá um breve resumo do que é método cientifico, seguindo mais adiante, dois principais tipos de métodos e por final as etapas para chegar a um método cientifico.

 

MÉTODO CIENTÍFICO

Método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo de produzir conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos. Todavia, nem todos os ramos de estudo que empregam métodos científicos são ciências. Dessas afirmações, podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Nesse sentido temos dois principais métodos:

- Indutivo: Fundamentado na experiência, utilizado pelos empiristas, parte de algo particular para o geral até chegar a uma conclusão. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira, a conclusão encerra informação que não estava, sequer implicitamente, nas premissas.

- Dedutivo: Utiliza a razão e o raciocínio pra explicar algum fenômeno, inicia do geral para o particular até se chegar a conclusão. Se baseia por verdades já afirmadas, estudam essas verdades e chegam a uma nova conclusão, se as premissas são verdadeiras a conclusão também será verdadeira. Toda informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. Todo argumento dedutivo, apenas reformula ou enuncia de modo explícito a informação já contida nas premissas.

Para chegar a uma finalidade o método cientifico passa por etapas:

- Observação: Observa-se um fato em que irei achar uma possível problemática.

 - Definição de um problema: Irei problematizar o fato, levantando uma pergunta.

 - Uma hipótese: Formula-se uma possível explicação do fenômeno que foi observado. Será feito deduções (se eu fizer isso, pode acontecer aquilo!)

 - Experimentação: É desenvolver experiências para comprovar a hipótese. Coletar dados e observá-los para classificar a hipótese como válida ou inválida. Pode ser utilizada a pesquisa bibliográfica ou de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com