TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID-19)?

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1        O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID-19)?        4

2        PANDEMIA DO COVID-19        5

3        DADOS EPIDEMIOLÓGICOS        7

3.1        Prevalência        7

3.2        Incidência        7

3.3        Letalidade        8

3.4        Mortalidade        8

3.5        Morbidade        8

4        COMO SE PREVENIR AO COVID-19        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1.  O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID-19)?

Coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que anteriormente, jamais havia sido identificado em humanos, e por esse motivo, não temos imunidade e ele. Causando infecções respiratórias, com sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia e nos casos mais leves, comparando a um resfriado comum ou uma gripe leve. 

Figura 1 – Comparativo entre doenças respiratórias

[pic 1]

Fonte: Ministério da Saúde

Descoberto em 31 de dezembro de 2019, após registros na China, porém, os primeiros coronavírus humanos foram isolados inicialmente em 1937, sendo em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, recebendo esse nome por seu perfil na microscopia parecer uma coroa.

No decorrer dos anos, a maioria da população já se infectou com os coronavírus comuns, esses identificados como o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

  1.  PANDEMIA DO COVID-19

Logo que surgiu, o coronavírus foi classificado como um surto, e isso acontece quando há um aumento considerável de casos de uma doença em determinada região, no caso esse, sendo na província chinesa de Hubei, se espalhando aceleradamente e invadindo outras regiões.

O vírus teve disseminação pela China, alastrando-se, onde em alguns territórios identificaram a doença como uma epidemia, que é quando há um grande número de casos em uma determinada população dentro de um curto período de tempo.

E assim, o vírus alastrou-se a países de todos os continentes, não infectando apenas pessoas de tais localidades, ou que viajaram para a China, e começou a ser transmitido entre outros países.

Com a disseminação do coronavírus em escala global, a classificação alterou para pandemia, onde na escala de disseminação de doenças é a mais abrangente, ou seja, uma distribuição em grande escala, a nível mundial, espalhando-se em diversos países. Sendo no dia 11 de março de 2020, onde a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia da COVID-19, e que nessa mesma data, já haviam mais de 118 mil casos da doença registrados em mais de 100 países e 4.291 mortes.

Figura 2 – Diferenças do surto a pandemia

[pic 2]

Fonte: Página do Farmacêutico Digital no Facebook[1]

  1.  DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

Fonte de infecção, é a fonte primária de infecção, é o ser responsável pela existência do causador da doença, normalmente um vetor para proliferar a doença na natureza, sendo capaz de transmiti-lo a um hospedeiro, assim iniciando o processo infeccioso.

Alguns coronavírus, como o SARS-CoV, infetam pessoas e animais, porém o reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.

  1. Prevalência

A prevalência é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo, onde mede a proporção da população que já tem a doença.

O cálculo da taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.

Para o covid-19, no Brasil, do dia 22 de março até o dia 28 de março de 2020, tivemos para uma população de 2101,1 milhões de habitantes, um total de 2.300 novos casos, e 1.604 casos já existentes, sendo a prevalência de 1,85 casos a cada 100 mil habitantes.

  1.  Incidência

A incidência refere-se ao número de novos casos surgidos em determinada população e em determinado intervalo de tempo.

O cálculo da taxa de incidência é o número de novos casos da doença, dividido pelo número de pessoas em risco.

No caso do covid-19, os idosos estão no grupo de risco, porém asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos também são mais suscetíveis a doença, no geral, pessoas com doenças crônicas estão em maior risco por conta do comprometimento da resposta imune.

No Brasil, do dia 22 de março até o dia 28 de março de 2020, tivemos para uma população de 2101,1 milhões de habitantes, um total de 2.300 novos casos, com uma população exposta de 3.904 pessoa, tendo então uma incidência de 58,9%.

  1.  Letalidade

A letalidade é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes que sofrem dessa doença, ao longo de um determinado período de tempo, representa a proporção de óbitos, sendo um indicativo da gravidade da doença ou agravo na população.

No caso do covid-19, nem todos os infectados pelo vírus adoecem, porém, desde o primeiro caso registrado no Brasil, a taxa de letalidade é de 2,9 a cada 100 pessoas.

  1.  Mortalidade

A taxa de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um determinado lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (409.3 Kb)   docx (451 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com