TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o impacto da tecnologia da informação na pandemia do Covid-19

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI

Nome do Acadêmico: Gabriel Henrique Nasatto

Disciplina: Informática e Sociedade

Curso: Sistemas de Informação (INF0237)

Professora: Simone Cristina Alessio

Resenha sobre o impacto da tecnologia da informação na pandemia do Covid-19

Desde os tempos antigos a tecnologia vem auxiliando a vida dos seres humanos dando-nos praticidade para a realização de serviços, fazendo assim com que tenhamos resultados mais eficientes.

“Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentosmétodos técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.”

Temos relatos de tecnologia desde a pré-história, como por exemplo o jeito de como os pré-históricos controlavam o fogo, um jeito novo de lascar uma pedra pra fazer a ponta de lança para suas caçadas e até mesmo a invenção da roda, todas essas tecnologias auxiliaram as pessoas da época trazendo resultados muito eficientes, exemplo disso se dá no aumento da disponibilidade de recursos aumentando também a capacidade de obter alimentos e no caso da roda o resultado foi um auxílio aos seres humanos em questão de locomoção.

Apesar de os primeiros registros da tecnologia serem datados de muito antigamente, seu ponto de partida para se tornar o que é hoje começou nas revoluções industriais, onde ocasionou mudanças no processo produtivo com a utilização das máquinas, aumentando a industrialização e consequentemente a capacidade produtiva e revolucionando a maneira das pessoas se comunicarem, consequência disso se dá na globalização.

Os meios de comunicação passaram por evoluções muito significativas no último século, proporcionando assim, uma difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo. Sem pensar nas revoluções industriais e no século XX, voltando um pouco pro passado, mais precisamente para a origem dos seres humanos, a arte rupestre é basicamente onde toda a história da comunicação se iniciou, já apontava ali sua importância. Depois, com o surgimentos da escrita, a comunicação enfim se mostrou mais importante do que nunca, permitindo assim com que os povos pudessem ter contato e um maior entendimento. Séculos se passaram, a tecnologia e a comunicação evoluíram lado a lado, chegando a um dos primeiros sistemas modernos de comunicação, o telégrafo, um instrumento ligado por fios e eletroímãs, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, encarregado de enviar mensagens a longas distâncias, a mensagem era transmitida por código Morse e era utilizado pelos governos. Após isso, houve a invenção do rádio, que além de servir de entretenimento transmitindo músicas e novelas, serviu como meio de comunicação durante as guerras. A criação do telefone foi basicamente uma evolução do telégrafo, o que difere é o estilo da mensagem, passando a ser uma mensagem de voz, ao invés desenhos ou mensagens de texto do telégrafo. E finalmente chegamos aos mais importantes meios de comunicação da tecnologia moderna, a televisão e a internet. Com a invenção destes meios houve a principal revolução da comunicação, podendo assim se comunicar de qualquer lugar do mundo transmitindo imagens e áudio. A internet por sua vez, continua sendo o principal veículo de informações, necessitamos dela todos os dias para nos comunicarmos, além de outras funções que ela nos proporciona, como um meio de estudar, ouvir músicas, ver vídeos como forma de entretenimento e etc.

Fato é que a tecnologia mudou e muito nossas vidas para melhor. Automatizando nossas tarefas e aumentando nossa capacidade de retenção de informações. Em meio as maiores crises mundiais ela foi importantíssima para que superássemos cada problema.

Atualmente, estamos passando por uma pandemia de um vírus chamado Covid-19, ele é oriundo da China e foi descoberto no último dia de 2019, até então muitas pessoas foram infectadas e outras morreram. Por outro lado, essa quantidade de pessoas atingidas pelo vírus só não foi ainda maior por conta da tecnologia da informação. Redes de televisão, sites, canais do YouTube, rádio e principais jornais, todos esses meios de comunicação estão se mobilizando e passando orientações de prevenção, como o jeito correto de lavar as mãos, uso de máscaras, isolamento social e etc.

Porém, algumas pessoas de má índole utilizam dessa facilidade de divulgação das informações de maneira extremamente errada e maléfica para a população, um exemplo disso se dá na propagação das chamadas Fake News, que seriam ao pé da letra as notícias falsas. Além do próprio mal em passar a notícia de maneira desleal afim de prejudicar as pessoas, elas também podem desencadear problemas psicológicos nas pessoas. Tudo bem que as Fake News podem apenas serem desmentidas, porém, existem pessoas que sofrem de transtornos psicológicos como ansiedade e o fato de terem acesso a uma notícia falsa e extremista pode causar complicações na sanidade mental da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com