TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Vacina

Por:   •  8/3/2018  •  Resenha  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Vacina

Professor: Rodrigo Moura

Matéria: microbiologia

Realizado por Mônica RGM:288799

Rosiley RGM:289227

Sueli RGM: 288146

Chirley RGM: 283647 Odontologia

O que é vacina

Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou parte deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzido no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, provendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não desenvolve de força branda

O pioneiro

O pesquisador francês Louis Pasteur foi o pioneiro nas pesquisas com vacinas. Ele desenvolveu a vacina anti-rábica (contra raiva, doença transmitida aos homens por animais).

Tipos de vacinas

Vacinas contra gripe, malaria, poliomielite, febre amarela, etc. A vacina serve para estimular o sistema imunológico das crianças ou dos adultos a produzir anticorpos contra as doenças.

Em 1949, Jonas Salk desenvolveu uma vacina a partir de vírus inativos (mortos), que foi testado aproximadamente 45mil crianças.

Em 1954, Albert Sabin desenvolveu a vacina atenuada contra a pólio, a primeira ser aplicada por via oral mais eficiente, pois os vírus vivos, apenas atenuados conseguem estimular melhor o sistema imune.

Imunização passiva

Consiste na transferência de anticorpos produzidos por um animal ou outra pessoa. Produz uma proteção rápida e eficiente, porem temporária, durante poucas semanas ou meses.

O tipo mais comum de imunidade passiva que ocorre através da passagem de anticorpos da mãe para o feto, através da placenta nos últimos dois meses de gestação, conferindo a criança uma boa imunidade no seu primeiro ano de vida

A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais:

- imunoglobulina humana combinada;

-imunoglobulina humana hiper imune;

-sono hierólogo

Imunização ativa

Ocorre quando o primeiro sistema imune do indivíduo entra em contato com uma substancia estranha ao organismo e responde produzindo anticorpos e linfócitos T.

Esse tipo de imunidade normalmente dura vários anos ou ate o fim de vida. Pode-se adquirir imunidade ativa contraindo uma doença infecciosa ou tomando uma vacina.

Vacinas Micro

Atenuada: exemplo vacina Sabin

Inativa: morta exemplo vacina solk

Sobriedade: toxinas inativas o que causa a doença não são os microorganismo e sim os produtos microrganismo.

Peptídeos sintéticos ou carboidratos o antígeno utilizados para amenizar recombinantes de DNA.

Vacinas micro-organismos atenuados:

Eliminar patogenicidade sua característica de imunopatologia

ex:

Vacina tipo Sabin, febre amarela etc.

Vantagens: dose única proteção duradoura.

Os micro-organismos precisam estar ativos, vivos para as pontes serem processadas para passar para o retículo de MHC para ativar as células CDB.

O micro-organismo morto vai ser fago citado pela célula apresentadora de antígeno e ativar o linfócitos b, produção de anticorpos.

Desvantagens:

Risco de reversão patogenicidade, precisa ser muito bem atenuada, controlada.

A vacina de Sabin: a mesma tinha 3 mutações e o vírus conseguiu reverter essas mutações, por isso não se estimula muito o desenvolvimento desse tipo de vacina não podem ser usadas em indivíduos imune comprometidos a HIV.

Vacinas micro organismos mortos:

Usa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com