TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA HUMANA

Por:   •  22/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  3.101 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EAD

AULA ____

DATA:

______/______/______

VERSÃO:01

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA – Aula 1

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: Diego Leonardo de Carvalho

MATRÍCULA: 01469310

CURSO: Enfermagem

POLO: Parnaíba PI

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Rosilma Oliveira

TEMA DE AULA: ATIVIDADE CATALÍTICA DA AMILASE SALIVAR

RELATÓRIO:

Realização da aula prática catalítica da amilase

  1. Resumo sobre o tema abordado em aula.

A saliva contém a enzima alfa-amilase,conhecida antigamente como ptialina,cuja função e inicia na boca a digestão do amido. A amilase é uma enzima,que é produzida na saliva,nas glândulas salivares,serve para degradar os carboidratos, muito conhecido que é o amido.Foi realizado uma hidrólise química e enzimática. hidrólise química foi utilizado ácido clorídrico,e a hidrólise enzimática utilizada amilase salivar

  1. Materiais utilizados:

Hidrólise química e enzimática: 6 tubos de ensaios enumerados,2 becker,um recipiente com gelo,2 pipeta,estufa,2 conta gotas,60 ml de amido a 1%,2 provetas,1 pera de borracha,6 ml de ácido clorídrico,10 gotas de lugol a 2%.

3. Responda as Perguntas:

  1. Qual a composição do amido?

 O amido é um polissacarídeo formado pela união de moléculas de a-glicose da amilose e amilopectina,sendo armazenado em diferentes órgãos vegetais,ou seja, um carboidrato.

  1. Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise química do amido.

 Tubo 1: após o banho de gelo,teve modificação ficando esverdeada não havendo hidrólise,ou seja tem a presença do amido,com tempo percebe-se a degradação do amido. Tubo 2: após 10min em banho Maria e em seguida banho de gelo,não havendo a degradação do amido,indicando que a temperatura  influência na reação da atividade química. Tubo 3: após 20min em banho Maria e logo após banho de gelo, a solução fica bem azul indicando a presença do amido.

  1. Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?

 O objetivo do uso dessas técnicas é obter um maior número de cadeias lineares para facilitar o pareamento, que, por conseqüência, aumentam o teor de amido retrogradado após a gelatinização e o resfriamento.

  1. Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.

 Com a mastigação há liberação da enzima α-amilase, presente na saliva. Ela catalisará a hidrólise nas ligações glicosídicas (α1 → 4) da amilose, resultando em maltose, glicose e amilopectina; e das ligações (α1 → 4) da amilopectina, resultando em dextrina, mistura de polissacarídeos.

  1. Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise enzimática do amido.

 Tubo 1: após o banho de gelo,teve modificação ficando esverdeada não havendo hidrólise,ou seja tem a presença do amido,com tempo percebe-se a degradação do amido. Tubo 2: após 10min em banho Maria e em seguida banho de gelo,não havendo a degradação do amido,indicando que a temperatura  influência na reação da atividade química. Tubo 3: após 20min em banho Maria e logo após banho de gelo, a solução fica bem azul indicando a presença do amido.

  1. Explique a relação entre a atividade da amilase salivar, o tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores observada no procedimento da hidrólise enzimática do amido.

 As glândulas salivares exibem dois tipos de secreção proteica: serosa e mucosa. A primeira corresponde à secreção de várias enzimas, como a amílase salivar, também frequentemente designada por a-amílase ou ptialina, lípase, fosfatases ácidas e alcalinas e anídrase carbónica. O segundo tipo de secreção não é exclusiva deste tipo de glândulas, sendo produzida em toda a extensão do tubo digestivo, já que o muco funciona como lubrificante e protetor da superfície epitelial contra a abrasão, escoriação, enzimas e outros produtos existentes no interior do tubo digestivo, permitindo também o fácil deslizamento do alimento. A amílase familiar é sintetizada ao nível das glândulas parótidas Observando cores esverdeadas claras, a azul escuras,baseando entre 10 a 20 min.

  1. Conclusão da ação catalítica das reações químicas e enzimáticas.

 Os resultados apurados apontam que os experimentos permitam observar que com a adição da solução do lugol obtém-se formação de um produto com uma cor azul intensa,isso porque na presença do amido e íons iodeto as moléculas de iodo formam cadeias que se alocam no centro da hélice formada pela amilose contida no amido.

TEMA DE AULA: REAÇÃO DE SELIWANOFF (REAÇÃO PARA DISTINÇÃO ENTRE ALDOSES E CETOSES)

RELATÓRIO:

 

Realização da aula prática da reação de seliwanoff

  1. Resumo sobre o tema abordado em aula.

Aldoses  são grupos que fazem partes dos carboidratos simples ,enquanto as cetoses são monossacarídeos que contém grupo cetona.  os açúcares que possuem carbonila de aldeído são chamados de aldoses, e os que tem função cetona são chamados de cetoses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (546.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com