TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO ESTERILIZAÇÃO

Por:   •  12/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

UTILIZAÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE INDICADORES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS

  1. PROCESSOS PARA AUTOCLAVAGEM

A sequência de operações necessárias em um ciclo de esterilização é basicamente o seguinte:

  •  Limpeza física com água e ação mecânica

Lavar instrumentos com auxílio de escovas, buchas e detergente enzimático.

  • Limpeza ultrassônica

Lavar os instrumentos utilizando uma lavadora ultrassônica e detergente enzimático.

  • Embalagem em pacotes adequados;

Embalar os instrumentos em pacotes feitos com grau cirúrgico (ou qualquer outro material permitido pela ANVISA) separando-os de forma adequada.

IMPORTANTE: O grau cirúrgico NÃO é reutilizável, mesmo em casos de cancelamento de ciclos.

  • Inserir a carga na Autoclave;

Não sobrepor os pacotes. Quando utilizado  grau cirúrgico, caso acomode o pacote de forma horizontal (“deitado” ) o lado do papel deve estar sempre virado para cima, e em caso de acomodação na vertical ( “em pé”), sempre deixar a parte plástica de um pacote encostada na parte plástica de outro e o lado de papel sempre encostado em outro no lado também com papel.

  • Iniciar o ciclo;

Seguir o manual do fabricante da autoclave.

  • Armazenar adequadamente o material esterilizado.

O instrumental deve ser armazenado em local exclusivo, separado dos demais, em armários fechados, protegido de poeira, umidade e insetos, e a uma distância mínima de 20 cm do chão, 50 cm do teto e 05 cm da parede, respeitando-se o prazo de validade da esterilização.

  1. UTILIZAÇÃO DE INDICADORES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS

Os indicadores mais utilizados em autoclaves odontológicas são os de classe 01, classe 05 e indicadores biológicos. Popularmente conhecidos como testes químicos e biológicos.

ATENÇÃO: Um tipo de teste NÃO substitui o outro. É de obrigação do profissional a utilização de todos seguindo sua correta periodicidade.

2.1 INDICADOR QUÍMICO CLASSE 01

Apenas diferenciam quais matérias já foram processados dos que não foram. Exemplo: fita zebrada e tarja do grau cirúrgico.

2.2 INDICADOR QUÍMICO CLASSE 05

Conhecido como INTEGRADOR QUÍMICO é responsável por atestar variáveis como tempo, vapor e temperatura.

Forma de utilização: Deve ir dentro da autoclave acomodado dentro de um dos pacotes, de forma que posteriormente ao ciclo poderá ser removido e arquivado.

O INTEGRADOR QUÍMICO, por norma (RDC 15, seção X), deve ser utilizado em TODOS os ciclos.

Em caso de resultado reprovado, todo o material deve ser reembalado e deve ser feito novo ciclo com novo teste. Em caso de nova reprovação, contatar assistência técnica para verificação e manutenção da autoclave.

2.3 INDICADOR BIOLÓGICO

Conhecido como teste biológico tem a função de atestar a letalidade do processo de esterilização.

Preparado padronizado contendo microrganismos vivos e viáveis, reconhecidamente resistentes ao método de esterilização a ser monitorado, e tem por objetivo demonstrar se as condições do esterilizador estão adequadas para produzir a esterilização.

Forma de utilização: uma unidade do teste biológico deve ir dentro da autoclave acomodado dentro de um pacote, de forma que posteriormente ao ciclo poderá ser removido. Juntamente a mais uma unidade do teste, chamado de “controle”, os dois tubos (o processado e o não processado) devem ser inseridos em uma incubadora após quebrarem as ampolas com o meio de cultura para a mistura com os esporos. Deve-se então aguardar o tempo de processamento requerido pelo fabricante do teste (varia de 01 hora a 48 horas). Após o período de processamento, deve-se colher os resultados e anexar ao livro de registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (294.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com