TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Psicologia

Por:   •  25/2/2021  •  Abstract  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão de qualidade em saúde passou a circular nos meios de comunicação a partir da década de 80 e 90, o conceito de gestão de qualidade em saúde atrelado a sustentabilidade levou empresas a se transformarem com vistas ao futuro. Ficou claro ali que as instituições mais preparadas e com processos mais estruturados seriam capazes de assegurar a seus clientes garantias de melhor assistência.

Esse movimento incentivou mudanças na gestão das organizações, que passaram a considerar a reestruturação e a inovação como caminhos para a busca de excelência, por meio de práticas mais racionais e focadas nas demandas dos clientes. No caso de hospitais e organizações de saúde, por serem instituições prestadoras de serviços de grande importância social, a prática de gestão de qualidade atua como um diferencial competitivo.

Embora os sistemas de avaliação de qualidade tenham sido adotados através do conceito da acreditação canadense a saúde, pois os outros países começaram a seguir a referência da saúde prestada no canada na busca de competitividade, de eficiência dos processos e no quesito econômico na gestão. Aqui, o gestor tem como principal meta entregar serviços com excelência aos pacientes e prezar, ao mesmo tempo, pela diminuição de internações, o aumento dos serviços ambulatoriais e a assistência domiciliar.

Com isso no Brasil foram criados sistemas de qualidades na área da saúde como modelo de gestão não só para ampliar a melhoria  na promoção e prevenção, mas sim em áreas  distintas, sendo assim buscando um novo patamar para a melhoria dos projetos, em busca de uma melhor qualidade e excelência, foram criadas instituições e emendas com a intenção de expandir os cuidados com a saúde Humana.

Um desafio constate para gestores da área é compreender como se efetiva a qualidade e como ela é avaliada na área. Ao constatar que os serviços de saúde só se realizam por meio da ação humana (responsáveis pela organização do trabalho); planejamento, revisão de processos e acompanhamento de performance, assim como melhorias constantes, passaram a ser vitais para o posicionamento das organizações no mercado.

Por outro lado, o gestor precisa entender o conceito de qualidade pelos que conduzem os processos assistenciais. A acreditação e a certificação ISO são os procedimentos mais comuns de avaliação do nível de qualidade da assistência das instituições da área. Porém, frente às várias transformações tecnológicas que as organizações de saúde foram submetidas, o gestor deve estimular o compartilhamento de informações. A gestão de pessoas também é parte do desafio para instituições preocupadas com a qualidade.

Consolidar e fortalecer o processo de gestão da qualidade significa aproximar as áreas técnicas e estratégicas dentro das instituições de saúde e, principalmente, melhorar os procedimentos de assistência ao paciente. Nessa área, as instituições devem deixar de ser entendidos apenas como locais de promoção, prevenção e assistência aos pacientes e sim devem ser encaradas como organizações que necessitam de gerenciamento e foco no cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com