TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia 4º Semestre BOPE

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Psicologia 4º Semestre BOPE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

Conforme as ideias que nos mostra o texto, os policiais do BOPE podem ser considerados um grupo, por terem o mesmo objetivo e também por distinguir-se dos demais. Ele foi criado para atuar em situações de crise que necessitassem de alta qualificação técnica. Considerados policiais capazes de resolver questões mais complexas, as quais a polícia convencional não teria capacitação para fazê-lo.

Primeiramente podemos enquadrar o BOPE no grupo primário, posteriormente no funcional e por último, no estrutural, uma vez que um pouco de cada grupo se mistura em sua composição.

Pode-se definir um grupo como, um conjunto de pessoas que tem um objetivo em comum e para isso traçam as mesmas metas para um mesmo fim. Nele os indivíduos interagem entre si partilhando normas na realização de uma tarefa.

Martín-Badaró lança mão das dimensões de identidade, poder e atividade grupal, para diferenciar cada grupo, dando enfoque a relevância da análise do poder na vida cotidiana.

Segundo suas concepções, ao falar de um grupo primário, pensa-se que seja pequeno, mas o fato de ser pequeno; não o torna necessariamente primário. Em sua maioria, os grupos de nossa sociedade são compostos de aspectos pontuais e parciais da vida dos que participam do mesmo. Suas características transitam na satisfação das necessidades básicas e a formação da sua identidade. Existem fatores que chegam a influenciar a formação de um grupo primário. As atividades destes, podem até mesmo modelar as necessidades e a identidade de cada indivíduo pertencente ao mesmo.

O grupo funcional é que caracteriza a maioria dos pequenos grupos, em virtude da construção da sua identidade pelo papel social que cada um desempenha, tendo o poder centrado na capacitação e ocupação social, não tendo na satisfação pessoal o seu enfoque, e sim, nas necessidades sistêmicas, referindo-se apenas aos aspectos parciais dos que dele participam, podendo até mesmo gerar conflitos.

Por fim, há o grupo estrutural, com características fundadas por comunidade de interesses objetivos, controle dos meios de produção e satisfação de interesses de classe. Corresponde a divisão de um trabalho dentro de um sistema social. O poder está diretamente ligado com a importância que o seu trabalho tem dentro de uma sociedade.

As relações de poder no grupo de policiais do BOPE envolvem a hierarquia. Seus objetivos repousam na busca pela manutenção da ordem. Sua postura de superioridade se impõe mediante a criminalidade e até mesmo frente à corrupção a qual policiais comuns poderiam vir a sucumbir. Mantendo-se firmes até mesmo em situações extremas de limite.

No filme, o capitão Nascimento, principal personagem, nos mostra um olhar autoafirmativo e ao mesmo tempo controverso, uma vez que a cultura da violência está imiscuída na sociedade. Algumas cenas demonstram tal questão; bem como a fala inicial, onde o personagem tece alguns comentários a respeito do poder de fogo dos traficantes, com arsenal que são usados em guerra, e cita que as escolhas são: ou se corrompe, ou se omite, ou vai para a guerra. Posteriormente, mostra dois policiais do BOPE em ação em uma favela e estes avistam policiais convencionais recebendo suborno de traficantes a partir desta cena podemos observar que o tráfico de armas, o tráfico de drogas e a corrupção de determinados policiais; vão permear o filme, mas que acima de tudo, desponta-se a superioridade moral dos componentes do BOPE, pois os mesmos escolheram “ir para a guerra”.

O Capitão Nascimento vê o batalhão como um grupo de homens que se destacam da polícia convencional do Rio de Janeiro; não somente pelo físico, mas também moralmente, mesmo que ela ainda esteja passível de erro em suas ações.

A honra e a integridade de uma história coletiva deveriam ser preservadas a qualquer custo, sendo assim, um legítimo representante do poder institucional, lançando mão da força para combater a ilegalidade e legitimando oficialmente a violência contra o tráfico e contra tudo que pudesse causar ameaça ao poder instituído.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »