TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são os parasitas?

Por:   •  27/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 16

*Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas e os seus hospedeiros e a relação entre eles.

*O que são os parasitas?

 Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência. Esta espécie é capaz de sobreviver tanto dentro (na forma parasita) quanto fora (vida livre) de outro organismo vivo. É o caso das larvas de moscas que podem desenvolver-se tanto em feridas necrosadas (como parasitas) ou em matéria orgânica em estado de decomposição (como larvas de vida livre).

 Como acontece a transmissão de parasitas?

 Eles podem ser transmitidos entre os seres humanos através do contato pessoal ou do uso de objetos pessoais.

Podem também ser transmitidos através da água, alimentos, mãos sem a devida higienização, poeira, através do solo contaminado por larvas, por hospedeiros intermediários (moluscos) e por muitos outros meios.

 Os seres que parasitam o homem são divididos em cinco filos:

 · Protozoários: são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica  são  microscópicos

Temos exemplo de doenças causadas por protozoários ex;  

giardíase,

 amebíase,

 tricomoniase

 toxoplasmose,

 leishmaniose visceral e tegumentar,

 doenças de chagas

e malária .

 · Platelmintos: são vermes de corpo achatado e de pouca espessura e há diversas espécies de vida livre que se desenvolve na agua e em terra úmida, em sua cavidade digestiva è dotado de apenas uma abertura a boca que serve tanto para entrada de alimentos quanto para eliminação de materiais digeridos.

Ex: Esquistossomos que e o parasita causador da esquistossomose....seu hospedeiro intermediário e o caramujo. fotooooooooooooo

  Tenia  ( conhecida por solitária ela não possue sistema digestivo ela absorve os nutrientes, digeridos por seu hospedeiro através da superfície do corpo. A pessoa parasitada elimina com as fezes proglotes gravidas, essas se rompem no meio externo liberando novos ovos. (taenia suginata hospedeiro intermediário o boi) (taenia solium hospedeiro intermediário o prco).

A contaminação ocorre através da carne crua ou mal passada causando a maioria dos casos de teníase. fotoooooooooooooooooo

 · Nematódos: são vermes cilíndricos e alongados em suas extremidades, conhecido como lombriga.  Se reproduzem de maneira assexuada ....

Ex: Ascaris lumbricoides, causadora da ascaridíase).

Existem muitas espécies e a maioria tem vida livre em ambientes aquáticos marinhos e de agua doce. Também são encontrados em solo úmidos.

 · Acantocephala: são parasitas encontrados em muitas espécies de peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos.sao vermes de forma arredondada com pseudo-segmentação.

fotooooooo

 · Arthropoda: formado por insetos, ácaros em geral

 Ex: aracnídeos,

- insetos

Selecionamos quatro dessas principais doenças pra somar no conhecimento da turma.

O que é Amebíase?

E uma infecção causada por um protozoário (Entamoeba histolytica) que é capaz de provocar fezes com excreções esbranquiçadas ou sangue.

A doença pode surgir em qualquer lugar do mundo e pode contaminar qualquer pessoa, mas ela costuma aparecer em locais que não possuem saneamento básico.

Normalmente afeta as pessoas que não possuem boas condições higiênicas, principalmente bebês e crianças que brincam no chão e possuem o costume de colocar as mãos na boca.

As pessoas que mais estão dispostas a contraírem o problema são as que vivem em áreas tropicais sem condições sanitárias.

Causas e transmissão

A Amebíase é uma infecção causada pelo micro-organismo Entamoeba histolytica, parasita que invade o corpo humano e pode trazer diversos sintomas, ou não, aos pacientes.

A doença é transmitida através de contaminação fecal e pode ser manifestada dentro ou fora do intestino. A ingestão do protozoário pode ser feita através de comidas ou bebidas contaminadas ou pode ser contraído, ainda através do contato direto com o material fecal.

Seu ciclo de vida acontece dessa maneira.

O parasita libera cistos (ovos) que podem sobreviver meses no mesmo local em que foram depositados. Esses lugares costumam ser o chão, a água e até mesmo as próprias fezes. Ter relações sexuais desprotegidas também podem ser um meio de infecção.

Os cistos possuem 15 micrômetros e, após entrar no corpo humano, passam pela parte ácida do estômago e já no intestino se transforma em o trofozoítos (se tornam adultos). Alguns desses trofozoítos se multiplicam e causam doenças, já os outros cistos que nao se transformam e que não se aderem à mucosa e são expelidos do corpo pelas fezes.

Após invadir o corpo humano o parasita pode ficar instalado lá de dias até anos, mas geralmente ele se hospeda de 2 até 4 semanas, já surgindo sintomas, ou não. A grande maioria dos pacientes não sentem sintomas e nem sabem que ficaram com o parasita no corpo. Apenas 1 ou 2 pessoas de 10 sofrem os sintomas.

Fatores de risco

Os pacientes que mais têm risco de serem infectados por amebíase são os que estão com a imunidade mais baixa e os que não se protegem.

Sintomas da Amebíase

[pic 1]

Os sintomas podem ser separados por leves e graves e costumam surgir apenas de sete a dez dias após a doença ser contraída.

Sintomas leves:

  • Desconforto e cólicas abdominais;
  • Liberação de fezes pastosas com sangue ou com muco;
  • Gases excessivos;
  • Calafrios; entre outros...
  • Os sintomas graves costumam ser.
  • Febre.
  • Vômitos;
  • O protozoário pode se espalhar e afetar pulmões, cérebro e fígado;
  • Evacuar de 10 a 20 vezes ao dia;
  • Evacuar fezes líquidas e com sangue;
  • Ter sensibilidade abdominal;
  • E ate Perfuração no intestino.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por médicos. Os exames que costumam detectar a doença são:

  • Tomografia;
  • Ressonância magnética;
  • Ecografia (ultrassonografia)

Para confirmar o diagnóstico, exames de sangue também podem ser realizados para detectarem anticorpos contra o parasita. Exames de fezes principalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (484 Kb)   docx (312.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com