TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE SOBRE PRINCÍPIOS DE MECÂNICA CORPORAL DO ENFERMEIRO E POSIÇÕES PARA EXAME, TRATAMENTO E CONFORTO DO PACIENTE

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS CURSO DE ENFERMAGEM

Fábio Bastos

ORIENTAÇÃO PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE SOBRE PRINCÍPIOS DE MECÂNICA CORPORAL DO ENFERMEIRO E POSIÇÕES PARA EXAME, TRATAMENTO E CONFORTO DO PACIENTE.

Vassouras 2020

[pic 2]

PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS CURSO DE ENFERMAGEM

Fábio Bastos

Trabalho apresentado como requisito parcial da nota da disciplina de Semiologia na Universidade  de Vassouras, para a Prof.ª Mônica Carreiro

Vassouras 2020

INTRODUÇÃO

A mecânica corporal é responsável pelo estudo do equilíbrio e do movimento dos corpos aplicados ao ser humano e é conceituada como a disciplina que trata do funcionamento correto e harmonioso do aparelho musculoesquelético em coordenação com o sistema nervoso. A equipe de enfermagem aplicará a mecânica corporal em todas as ações que realizarem consigo mesma e com o paciente, o que reduzirá os riscos de lesões e evitará fadiga desnecessária. Ressalta-se que a atuação da mecânica corporal compreende regras fundamentais que devem ser respeitadas na mobilização ou transporte de um indivíduo pelo profissional.

O objetivo da mecânica corporal é aumentar ou restaurar a capacidade corporal de um indivíduo ou de qualquer parte de seu corpo para realizar atividades funcionais, melhorar sua aparência física, evitar ou reduzir os desequilíbrios fisio-psicossociais e promover sua independência tanto quanto possível, requer um trabalho em equipe para coordenar e direcionar não apenas o alinhamento corporal, mas também alcançar a estimulação neuromusculoesquelética por meio da massagem; exercícios para fins desportivos, de diagnóstico ou terapêuticos; mobilização para alcançar repouso e efeitos biológicos ou psicológicos progressivos; transferência ou movimento de um lugar para outro; e uso de elementos ou dispositivos de suporte e segurança. A aplicação da mecânica corporal na realização do alinhamento corporal, massagem, mobilização e transferência de pacientes, requer algumas regras que podem ser consultadas no Manual de Procedimentos Gerais de Enfermagem. A movimentação de pacientes acamados é uma atividade fisicamente desgastante para o profissional de enfermagem e poderá tornar-se perigosa devido à má postura corporal adotada, caracterizada principalmente pela inclinação da coluna para frente e para trás e inúmeras flexões e rotações. As forcas físicas de peso e atrito podem refletir no movimento corporal e, quando corretamente usadas, aumentam a eficiência do trabalho do profissional, caso contrario pode prejudicá-lo na tarefa de erguer, transferir e posicionar o paciente. Em situações clinicas, os profissionais de enfermagem ajudam os pacientes a se posicionar, andar e aumentar suas atividades. O profissional pode também necessitar mover um paciente que esteja imobilizado sua melhor forma de autoproteção quando está prestando serviço a um paciente, e incorporar os princípios de uma correta mecânica corporal na pratica, de modo coerente e habitual, isto diminuirá o risco de lesões no sistema musculo esquelético.

PRINCÍPIOS DE MECÂNICA DO CORPO

  • Use os músculos maiores e mais fortes dos braços e pernas
  • Centralize cargas pesadas
  • Flexione os joelhos
  • Use a cintura escapular interna e alongue o diafragma
  • Sempre que possível empurre, puxe e role em vez de erguer
  • Use o peso do corpo como alavanca para auxiliar a empurrar ou puxar objetos
  • Manter os pés afastados para oferecer ampla base de apoio
  • Flexionar os joelhos e manter as costas retas sempre que erguer um objeto
  • Evite girar e alongar os músculos durante o trabalho
  • Descanse entre os períodos de esforço

BENEFÍCIOS DE UMA BOA POSTURA E MECÂNICA CORPORAL

  • Bom Equilíbrio / Aparência atraente
  • Aumento da eficiência muscular
  • Menor fadiga
  • Menor índice de traumatismo ao sistema músculo-esquelético

POSIÇÕES PARA EXAMES

O correto posicionamento do paciente favorece a realização do exame físico, sendo que cada posição tem suas especificidades e facilita a abordagem de determinada área. Um ponto importante é que nunca se deve deixar o paciente em posição desconfortável ou constrangedora por muito tempo, mantendo suas partes do corpo que não estão sendo examinadas cobertas. Assim, para fazer um exame bem-feito, não precisa expô-lo. Veja a seguir alguns detalhes relacionados às posições (BARROS, 2017).

As mudanças de posição são necessárias em virtude da promoção do conforto e do correto alinhamento corporal, prevenir contraturas, promover drenagens de fluidos, facilitarem a respiração e impedir o desenvolvimento das lesões de pele. A posição de um paciente inativo é trocada no mínimo a cada duas horas.

Quanto às posições do paciente, costuma-se usar fundamentalmente as seguintes:

DECÚBITO DORSAL OU SUPINA (DD)

Para adotar a posição supina, a face e o abdome estão voltados para cima, com a cabeça perfeitamente alinhada ao tronco, em posição neutra, mantida com um pequeno apoio cervical, para evitar a flexão do pescoço. Os braços permanecem estendidos, ao longo do corpo, em mínima abdução, e as pernas estendidas ou ligeiramente fletidas, com um apoio sob os joelhos, para aumentar o conforto. A posição em decúbito dorsal horizontal (DDH) é obtida quando todo o dorso e a cabeça estão apoiados no colchão, sem travesseiro.

Indicações: O decúbito dorsal é indicado para examinar a região torácica e as mamas, a região abdominal, os membros superiores, inferiores e as extremidades.

[pic 3]

DECÚBITO VENTRAL OU PRONA (DV)

Na posição prona, a face e o abdome estão voltados para baixo, e a cabeça lateralizada; os braços permanecem abduzidos para cima, com os cotovelos fletidos, ou ao longo do corpo, e as pernas permanecem estendidas. É possível colocar um apoio sob o abdome e as pernas, para evitar a sobrecarga lombar. Contraindicada para pacientes com distensão abdominal aguda, dispneia, trauma na face.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (448 Kb)   docx (272.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com