TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correlação Entre O nível De Atividade física E A Composição Corporal Em Escolares Do Ensino Médio De Escola Do Município De Sossego/PB.

Exames: Correlação Entre O nível De Atividade física E A Composição Corporal Em Escolares Do Ensino Médio De Escola Do Município De Sossego/PB.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Atividade Física e Composição Corporal

TÍTULO: Correlação entre o nível de atividade física e a composição corporal em escolares do Ensino Médio de escola do município de Sossego/PB.

PROBLEMA: Qual a relação entre o nível de atividade física e a composição corporal em escolares do Ensino Médio?

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho se constitui em um estudo que busca revelar o Nível de Atividade Física e a Composição Corporal de adolescentes, matriculados no ensino médio público de escola do município de Sossego-PB.

O grande aumento de uma população marcada por um estilo de vida sedentário levou-nos a estudar como essa epidemia, pode colocar em risco a saúde da sociedade e da sua camada adolescente. Embora a maioria das doenças associadas ao sedentarismo somente se manifeste na vida adulta, é cada vez mais evidente que seu desenvolvimento se inicia na infância e adolescência (WHO, 2010).

Entendemos que existe uma necessidade de se trabalhar no sentido de mudar este panorama, imposto em nossa sociedade, o que se conhece a cerca dos estudos, revelam este grande desinteresse causado pela transição demográfica e a nutricional que caracterizam a transição no estilo de vida, a qual tem alterado diversos comportamentos humanos, produzindo reflexos marcantes principalmente na alimentação e na atividade física (AF) e, consequentemente, na composição corporal das pessoas (WHO, 2002). Essas mudanças tendem a alterar a aptidão física e a repercutir negativamente na saúde (DIONNE; TREMBLAY, 2000).

Sendo assim, o estímulo à prática de atividade física desde a juventude deve ser uma prioridade. Embora a percepção das barreiras seja influenciada por fatores como idade, nível socioeconômico (SALLIS, 2000), sexo, tempo disponível, crenças pessoais, autoconceito, disponibilidade de recursos financeiros, materiais e ambientais (OMAN, 1998).

Para que se possa avançar no sentido de dar contribuições no desenvolvimento integral destes adolescentes, é necessário que haja um trabalho intensivo com os educadores no sentido de que saibam intervir com eficácia na saúde de seus educandos. Nesse sentido, o estudo justifica-se em verificar a prevalência dos níveis de atividade física de adolescentes em idade escolar, assim como sua composição corporal.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

 Analisar a correlação entre o nível de atividade física e a composição corporal de escolares do Ensino Médio.

Objetivos Específicos

 Identificar a prática de atividade física dentro e fora do ambiente escolar de adolescentes matriculados na Segunda Série do Ensino Médio;

 Classificar a composição corporal dos adolescentes de ambos os sexos.

RISCOS

O preenchimento do questionário IPAC (versão curta) não representará qualquer risco de ordem física ou psicológica para você.

BENEFÍCIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com