TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade sobre o filme ‘’The Corporation’’

Por:   •  10/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade sobre o filme ‘’The Corporation’’

Aluna: Ana Carolina Oliveira dos Anjos

  1. O que é uma corporação e qual é a sua função?

A meu ver, uma corporação é um conjunto de pessoas que prestam serviço, todas com um único propósito final, fazer a empresa funcionar. E sua função é obter lucro e atingir o sucesso máximo diante da sociedade.

  1. O que são "externalidades"? Quem você acha que deveria responder por elas?

Externalidades seriam os efeitos colaterais do sucesso para algumas corporações, são atitudes que podem ferir a dignidade das pessoas que de alguma forma fazem parte disso. Eu acho que o CEO de cada instituição deveria arcar com as consequências do negócio e responder por elas, seja positiva ou negativa.

  1. Quem é o responsável moral pelas ações corporativas? Devemos separar o indivíduo da corporação para a qual trabalha?

O responsável é quem autoriza tais ações. Não, pois a partir do momento que o indivíduo entra em algo, ele está se mostrando de acordo com todas as vertentes da corporação, antes de fazer parte ele deve analisar os princípios e as condutas da mesma para poder se aliar e trabalhar para tal.

  1. Qual a parte do filme que mais lhe impressionou quanto a ação/estratégia de uma empresa? Comente sobre ela (se você concorda ou discorda, por que motivo, etc).

O que mais me incomodou foi a exploração infantil nas fábricas de ‘’Kathy Lee Gifford’’, que promoviam a ideia de que comprando uma peça você estaria doando para as crianças também. Por mais que no fim ela declare que não sabia do que acontecia, ela foi irresponsável por não procurar saber como aconteciam as coisas e negligenciou sim!

  1. Até que ponto o cidadão comum tem acesso às informações completas e reais sobre os produtos e comportamento das corporações? Vocês acreditam que os exemplos do filme são "maçãs podres", representam uma realidade?

Os cidadãos tem conhecimento apenas da superfície da sujeira, e isso já é motivo de grande revolta e protestos sociais, acredito que ao passar do tempo todos estamos mais atentos em tudo, e pressionando cada vez mais as corporações a agirem de maneira correta. Concordo em parte que essas corporações são de fato ‘’maçãs podres’’. Infelizmente muitos CEO´s não conhecem toda sua empresa e nem tudo o que de fato é preciso fazer para obterem tal sucesso, então tanto os que assinam documentos, permitindo que as ações maléficas se concretizem, quanto os que fecham os olhos para as situações, são de alguma forma, culpados.

  1. De que maneira os fins lucrativos das corporações afetam seu processo decisório?

Afetam de maneira bastante predominante, tendo em vista que muitos enxergam apenas o lucro do final, independente de qual seja o caminho para obtê-lo. No entanto, acredito que atualmente muitas corporações vêm se corrigindo e buscando seguir um caminho mais honesto, justo e correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com