TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NA BAIXA ADESÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O VIRUS HPV EM TERESÓPOLIS

Por:   •  22/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NA BAIXA ADESÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O VIRUS HPV EM TERESÓPOLIS

Área temática: Doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Pamela Mathiely da Silva Sá discente do curso de Enfermagem, UNIFESO. Adriana Lima Veiga, discente do curso de Enfermagem, UNIFESO.

Guilherme de Carvalho Azevedo, discente do curso de Enfermagem, UNIFESO. Marília Ramos de Oliveira, discente do curso de Enfermagem, UNIFESO. Ana Raquel Lima Fernandes, discente do curso de Enfermagem, UNIFESO. Sheila Lopes dos Santos, discente do curso de Enfermagem, UNIFESO.

Me. Ingrid Tavares Cardoso, docente do curso de Enfermagem, UNIFESO.

RESUMO

Contextualização do problema: No Brasil, o Human papillomavirus (HPV) é um sério problema da saúde pública, o vírus é responsável por cerca de 5% de todos os canceres do mundo¹. No Brasil, aproximadamente 15 mulheres morrem por câncer de colo de útero diariamente. A prevenção é realizada através do exame preventivo (Papanicolau), de acordo com cada faixa etária, uso de preservativo (masculino ou feminino) com ou sem penetração,  e vacinação ofertada pelo SUS na faixa etária de 9 a 14 anos (meninas) de 11 a 14 anos (meninos).Objetivos: Sintetizar a importância da vacinação em ambos os sexos, apresentar os tipos de vacina presentes no mercado e apontar as possíveis razões para a baixa adesão. Atividades desenvolvidas: Através de levantamento de dados dos índices epidemiológicos dos casos de HPV no país e no município de Teresópolis entre 2016 e 2018(DATASUS, 2019), compilação e análise destes, foi possível realizar apresentação e discussão com a Coordenação do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Resultados parciais: A vacina se mostra como um dos meios mais eficazes e baratos contra a infecção por HPV. Existem, atualmente, três tipos de vacina no mercado: a bivalente, quadrivalente e a nonavalente. O estudo apontou como principais resultados o baixo percentual de cobertura vacinal contra o vírus HPV no município de Teresópolis, o que pode ser justificado pela falta de campanhas de vacinação e divulgação sobre a doença. Mostra-se importante a necessidade de implementação de medidas de prevenção e controle do HPV e ações para a conscientização da população.

Palavras-chave: HPV; Saúde Pública; Educação em Saúde.

Referências:

Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Câncer. Tipos de Câncer.        Colo        do        útero.        Disponível        em: http://www.inca.gov.br/wps/cpnect/tiposdecancer/site/home/colo_utero. Acessado em: 01 de junho de 2019

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. [S. l.], 2018. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv. Acesso em: 1 jun. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com